Festival Internacional de Improvisação

Festival Internacional de Improvisação – Curadoria: Dinho Valladares Realização: Cia. de Teatro Contemporâneo Participação: Los Pelafunstanes (Cordoba- AR),Improkandy (Suiça) Sungas Brancas (Rio de Janeiro – BR),Imprudentes (Rio de Janeiro – BR) e Frangos de Makumba ( Rio de Janeiro – BR). O Festival é composto do V Campeonato Internacional de Improvisação, workshops, debates e espetáculos de Improvisação em diversos formatos. O festival acontecerá na Sede da Cia de Teatro Contemporâneo  durante os dias de 27 -28 e 29 de novembro. Será um evento único e importante neste momento de crise que estamos passando e ainda podemos ver o empenho de companhias que são comprometidas com o que fazem para levar uma proposta ousada de intercâmbio de linguagem artístico.

Programação:

Sexta – 27 De Novembro De 2015

JUST ONE SECOND –- É o espetáculo que o grupo suíço Improv Kandy trará para o brasil e apresentará na Sede da Cia de Teatro Contemporâneo no dia 27 de novembro às 21:00 . O espetáculo terá como linguagem a improvisação e baseado numa única sugestão da plateia o público poderá ver a trajetória  de dois personagens e como suas vidas poderão ser transformadas se o destino cruzar seus caminhos uma única vez.

Dia 27/12 – Sexta às 21:00

Duração 45 minutos

Classificação 14 anos

Sábado – 28 de novembro de 2015

9:00 – 13:00 – WORKSHOP – GRANDE ENCONTRO

17:30 – LAS MAS PEQUENAS PASIONES, MAS GRANDES DEL MUNDO.

Espetáculo de improvisação –short form. É o espetáculo que o grupo argentino Los Pelafustanes trará para o Rio de Janeiro e apresentará no dia 28 de novembro às 17:30 na sede da Cia de Teatro Contemporâneo .Fiel ao estilo que o distingue, os Los Pelafustanes propõem em seu espetáculo um jogo com o público, a partir de uma premissa: “São as pequenas paixões que tornam a vida mais feliz, essas pequenas coisas que  sempre nos geram um sorriso” ; e um desejo: “Desde o inicio queremos alimentá-las, fazê-las crescer, e incentivar o nosso público a desfrutar ainda mais daquelas pequenas paixões que fazem suas vidas maiores”.

Duração 75 minutos

Classificação 14 anos

21:00 –CAMPEONATO INTERNACIONAL DE IMPROVISAÇÃO

idealizado pela Cia de Teatro Contemporâneo, o campeonato de improvisação  é realizado anualmente à dez anos sempre no segundo semestre do ano. Onde começa com o Campeonato carioca de improvisação e depois o internacional este ultimo na sua 5ª edição. O Campeonato ao longo desses anos vem promovendo um intercâmbio entre grupos e linguagens de teatro de improviso, fomentando o seu próprio desenvolvimento e dando origem a formação de novos grupos. O Campeonato é um espetáculo de teatro esportivo ligado a comédia, usando como princípio a improvisação, onde times compostos por 3 a 4 jogadores/improvisadores disputam as melhores cenas criadas na hora com títulos e  informações sorteadas da platéia. Com uma estrutura de jogo, com times, regras, árbitros e placar, onde os improvisadores fazem as melhores histórias, as cenas inesquecíveis e impossível de se repetir!

Dias 28 e 29 /12 – sábado e domingo às 21:00

Duração 90 minutos

Classificação :14 anos

Domingo – 29 de novembro de 2015

12:00 –14:00-  debate – mesa redonda – com o tema .: FESTIVAIS E INTERCÂMBIOS

17:30IMPRÓBITOS –MEIGOS E MÓRBIDOS

Espetáculo de improvisação long form– da Cia de Teatro Contemporâneo.

Em meio à vida, nos deparamos com a morte. Impróbito–Meigos & Mórbidos, um novo espetáculo de improvisação de longo formato da Cia de Teatro Contemporâneo criado e dirigido por Rodrigo Amém, conta a história de uma morte, suas causas e consequências. A dramaturgia é toda desenvolvida pelo elenco a partir das sugestões da plateia. O resultado é surpreendente e instigante, cômico e trágico, meigo e mórbido. 50 min. Recomendação: 16 anos.

Dia 29/12- domingo às 17:30

Duração 50 minutos

Classificação .: 14 anos

21:00 – CAMPEONATO INTERNACIONAL DE IMPROVISAÇÃO

Duração 90 minutos

Classificação :14 anos

Os ingressos para os espetáculos do Festival custam R$ 40,00 para cada espetáculo porém é possível comprar o PASSE FESTIVAL direto na SEDE DA CTC ou pela internet que dá direito à assistir a todos os espetáculos nacionais e internacionais por apenas R$ 72,00

O Rio de Janeiro tem recebido grandes eventos internacionais nos últimos anos. Precisamos fomentar novos eventos para que a cidade continue no circuito internacional e consiga se projetar cada vez mais a nível mundial. Criar um evento a nível internacional de teatro, baseado na comédia, para a cidade do Rio de Janeiro, como temos o Festival de Curitiba ou Angra dos Reis, pode contribuir ainda mais na manutenção do Rio de Janeiro no Circuito Internacional de eventos, e atraindo o turista com razoável condição econômica para a cidade e proporcionando um entretenimento de qualidade. Desta forma o projeto proporciona um grande intercâmbio cultural bem humorado entre o Rio de Janeiro e o mundo. O “Improv” conhecido no Brasil como “Impro” é uma linguagem moderna e diferenciada na cena brasileira que exige uma interferência do público sobre o que está acontecendo no palco de forma que a plateia se sente mais envolvida com o espetáculo e com as cenas.a linguagem e técnica  do “Impro” tem bastante relevância no mundo com uma tradição bem sucedida LOSPLEIMOVIL ( Chile) LPI ( Buenos Aires), LOS PELAFUSTANES (  Córdoba) LIGA MENDONCINA DE IMPROVISACÍON ( Mendoza) entre muitos outros… Éuma forte tendência mundial na cena teatral contemporânea.

Espetáculos

ImprovKAndy

ImPROV Kandy
Improv Kandy é um conhecido  duo de improvisadores formado a partir do grupo de improvisação The Impro-Lick-Tuals . Ambos os grupos são bem conhecidos na Suíça e na Europa e são chamados de “o mais delicioso grupo suíço de improvisação “. Eles representaram a Suiça com sucesso  no Campeonato Europeu de teatro-esporte em  2008, e participaram diversas vezes do Chicago Improv Festival e são famosos por inventar e estruturar de novas formas de comprimento. Eles executam e ensinam  vários formatos e estilos de teatro em todo o mundo.  Janser Katrin nasceu em uma família de teatro e seu primeiro trabalho de atriz teve com três anos. Ela estudou atuação e fez sua formação como professora de drama. Morant Misael começou a atuar em 9 anos de idade e é um ex-aluno de Katrin.

Just one second
É o espetáculo que o grupo trará para o brasil e apresentará na Sede da Cia de Teatro Contemporâneo no dia 27 de novembro às 21:00 . O espetáculo terá como linguagem a improvisação e baseado numa única sugestão da plateia o público poderá ver  a trajetória  de dois personagens e como suas vidas poderão ser transformadas se o destino cruzar seus caminhos uma única vez.

Los Pelafunstanes
Los Pelafunstanes

Los Pelafustanes
É uma companhia argentina de Córdoba de Humor e improvisação que trabalha com a linguagem de improv e  a  técnica de improvisação a  mais de seis anos. Em sua trajetória Já realizaram mais de 7 espetáculos diferentes e 6 temporadas seguidas em cartaz participando em vários Festivais de teatro e campeonatos de Improvisação. Participou em 2 Campeonatos internacionais de Improvisação um  no Rio de Janeiro e outro em Mendoza, recebendo o primeiro prêmio nos dois Campeonatos. Hoje continuam sua história pelo mundo mostrando um trabalho sólido e consistente de qualidade artística o que lhes atribue diversos prêmios.

Las Mas Pequenas Pasiones, Mas Grandes del Mundo.
É o espetáculo que o grupo trará para o Rio de Janeiro e apresentará no dia 28 de novembro às 17:30 na sede da Cia de Teatro Contemporâneo .Fiel ao estilo que o distingue, os Los Pelafustanes propõem em seu espetáculo um jogo com o público, a partir de uma premissa: “São as pequenas paixões que tornam a vida mais feliz, essas pequenas coisas que  sempre nos geram um sorriso” ; e um desejo: “Desde o inicio queremos alimentá-las, fazê-las crescer, e incentivar o nosso público a desfrutar ainda mais daquelas pequenas paixões que fazem suas vidas maiores”.

CIA DE TEATRO CONTEMPORÂNEO
A Cia de Teatro Contemporâneo vem desenvolvendo a 11 anos um trabalho de pesquisa, investigação e aprimoramento da técnica de Improvisação, o que resultou em importantes trabalhos dentro da linguagem de IMPROV como o evento Campeonato Carioca De Improvisação que é realizado anualmente a 11 anos e hoje pertence ao calendário anual de improvisação da cidade e deu origem ao Campeonato Brasileiro e Internacional de Improvisação.E ainda a Mostra de Improv Long Form, espetáculos de improvisação de short e long form como Improtempo Macho-Mem, Cabaret Improtempo, Improvisações Minimas, Impróbitos – Meigos e Mórbidos , e 5 Bunnies Inside The Egg. A CTC também participou de diversos projetos internacionais como o Mundial de improvisação de Mendonza, Improgol em Buenos Aires e o Chicago Improv Festival em Chicago / USA. O seu maior objetivo com esse evento e que se torna uma justificativa importante do próprio projeto é a geração de um intercâmbio rico entre diversos grupos de teatro do mundo e por isso o encontro de metodologias, linguagens e conceitos que geram novamente um novo conhecimento.

Impróbitos –Meigos e Mórbidos

Em meio à vida, nos deparamos com a morte. Impróbito – Meigos & Mórbidos, um novo espetáculo de improvisação de longo formato da Cia de Teatro Contemporâneo criado e dirigido por Rodrigo Amém, conta a história de uma morte, suas causas e consequências. A dramaturgia é toda desenvolvida pelo elenco a partir das sugestões da plateia. O resultado é surpreendente e instigante, cômico e trágico, meigo e mórbido. 50 min. Recomendação: 16 anos.

P

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui