Festival de Dança Israeli celebra a diversidade cultural e a superação, em 2016

    O Festival de Dança Israelita da Hebraica Rio, o mais tradicional da América Latina, chega a sua 46ª edição e mostra porque é tão importante para a comunidade judaica carioca. Marcado para acontecer entre os dias 23 e 25 de setembro no ginásio e salão nobre do clube, o evento deste ano terá como tema a Diversidade, em todos os sentidos: cultural, racial, de habilidades físicas e mentais. “Um tema bem atual e que combina bem com o momento que o planeta vive. É preciso reconhecer que o ser humano possui múltiplas capacidades e é hábil para as mais variadas atividades, sempre se superando”, explica o Presidente da Hebraica Rio, Luiz Mairovitch.

    Com 40 grupos já confirmados de diversas partes do país e também de Israel, ao todo, são esperados cerca de 1000 dançarinos que se apresentarão em três shows. Algumas novidades são aguardadas para o festival deste ano, como o show de abertura com dançarinos cadeirantes, mutilados nas guerras de Israel, que se apresentarão com um tango guiados por pares sem deficiência. Em seguida, um espetáculo que mescla inspirações da dança indiana, marroquina, hassídica, etíope e até samba tomarão conta do palco do Festival.

    Domingo às 9h também será realizada uma grande dança de roda (Harkada) entre todas as crianças participantes para comemorar o encontro da comunidade.

    Além dos espetáculos de dança, o clube também terá muitas opções gastronômicas sábado e domingo, com trucks de sanduíches, bikes de doces, comida kosher e tuk tuk de panquecas americanas.

    A importância do festival para a comunidade judaica

    Com influências de vários países, a dança israelita é relativamente nova, se comparada a outros estilos. Ela surgiu da integração entre danças judaicas e não judaicas de diversas partes do mundo e tomou forma própria com o passar dos anos.

    Embora a dança seja uma tradição para as comunidades ao redor do mundo, não existe nenhum festival de dança israelita tão antigo e contínuo quanto o da Hebraica Rio. “Alguns centros de dança do Rio têm seus espetáculos ao longo do ano, mas não são tantos grupos diversos de vários lugares reunidos ao mesmo tempo como aqui”, complementa Luiz.

    Para dar início ao evento, na sexta acontecerão workshops e encontros para os grupos. Dia 24/09, sábado, às 19h30 será realizado o primeiro show aberto ao público, às 19h30. Em seguida, às 21h30 acontece, pela primeira vez, o Festival de Bandas com músicas judaicas.

    Dia 25/09, a partir das 9h da manhã, crianças se reúnem para dançar em roda e às 18h30 acontece o encerramento com danças de todos os grupos.

    46ª Edição do Festival de Dança Israelita

    Data: 24/09 e 25/09
    Shows: sábado, 19h30 / domingo, 18h30
    Gastronomia: sábado, a partir das 14h / domingo a partir das 9h
    Ingressos para os shows – Não sócios: R$40,00 (cadeira) e R$20,00 (arquibancada)
    Entrada no Clube para Gastronomia e visita: franca
    Local: Hebraica Rio – Rua das Laranjeiras -346

    Tel: 2557-4455
    https://www.bilheteriadigital.com/busca?busca=Israeli

    DEIXE UM COMENTÁRIO