Festa Jazz Ahead

Tributo ao expoente do cool-jazz, Gerry Mulligan, será marcado com a participação de Henrique Band Quinteto e dos DJs Tahira (SP), Facchinetti e Gustavo MM

Henrique Band (foto: Nando Chagas)Henrique Band (foto: Nando Chagas)
Henrique Band (foto: Nando Chagas)

No sábado (08.10), a partir das 22h, a Festa Jazz Ahead chega ao Clube dos Macacos, no Horto, fazendo um tributo especial ao saxofonista norte-americano Gerry Mulligan. O gênio do cool-jazz será homenageado pela sonoridade sofisticada de Henrique Band e quinteto. A noite contará, ainda, com os DJs convidados Tahira (SP) e Facchinetti, além do residente Gustavo MM.

Gerry Mulligan, saxofonista-barítono e compositor, se tornou mundialmente conhecido como uma das principais figuras do cool-jazz, caracterizado por uma música mais lenta e melancólica. Dono de um timbre único e de grande agilidade, o artista possuía o dom de improvisações extremamente melódicas. Seu auge foi marcado, pela primeira vez, em 1949, quando participou do célebre disco ‘Birth of the Cool’ do trompetista Miles Davis. Três anos depois, explodiu com a criação do primeiro quarteto de jazz sem piano, com Bob Whitlock, (contrabaixo), Chico Hamilton (bateria) e Chet Baker (trompete).

Booking.com

“Tenho Gerry Mulligan como uma das minhas grandes influências musicais. No meu trabalho autoral, trago o lirismo do cool jazz misturado à música brasileira, com influências do pop e da música afro. Na faixa Arevalito, por exemplo, faço uma verdadeira homenagem a Mulligan e Piazzola”, explica o músico convidado Henrique Band, mencionado o álbum ‘Estereoscópio’. 

Divulgação

E é com a mesma energia contagiante que Henrique Band sobe ao palco trazendo uma sonoridade surpreendente e universal.  Além de gravações autorais, o saxofonista participou em mais de 250 CDs de variados artistas, como Chico Buarque, Edu Lobo, Ney Matogrosso, entre outros. Hoje, toca com Zeca Pagodinho em shows pelo país. Além de Henrique Band (sax barítono), o quinteto é formado por Diogo Gomes (trompete), Adaury Mothé (piano), Jefferson Lescowich (baixo acústico) e Emile Saubole (bateria).

Na pista, o DJ Tahira (SP), com mais de 20 anos de carreira, expõe sua sonoridade instrutiva, mesclando gêneros e épocas, a partir de sonoridades tradicionais até as mesclas eletrônicas com forte influência jazz, funk 70’s, disco e soul music, além de africanas, latinas e brasileiras. O DJ e produtor tem recebido elogios de lendas da cultura DJ de todo o mundo, como Francois K, Gilles Peterson, Laurent Garnier, Nickodemus e até Gilberto Gil.

Já o DJ Facchinetti vai mostrar sua versatilidade com batidas que passeiam entre a música brasileira ao house e groove. Além de ser responsável por trilhas marcantes, Facchinetti foi um dos ilustres convidados de Tom Noble, da Lot Radio, em Nova Iorque, tocando música nacional em vinil. 

Entre as apresentações, o residente DJ Gustavo MM, que pilotou as pick-ups da Arena Carioca, vai trazer a perfeita mistura de jazz/nu jazz com o pé no groove em todas as suas formas: Afro Beat, Soul e Funk. O nu jazz promete ser um dos destaques por ser um tipo de jazz feito para a pista que mistura elementos do jazz tradicional com texturas da música eletrônica e improvisos, incluindo ritmos quebrados e harmonias jazzísticas.

Festa Jazz Ahead Gerry Mulligan Tribute 
Henrique Band Quinteto + DJ Tahira (SP) + DJ Facchinetti + DJ Gustavo MM 

Data: 08 de outubro 2016, às 22h. Show: 23h30 (1º set) e 1h (2º set).
Local: Clube dos Macacos – Rua Pacheco Leão, 2.038 – Jardim Botânico
Telefone: (21) 98211 9959 (WhatsApp)
Ingresso: a partir de R$ 70
Ingresso na hora: Somente em dinheiro
Consumo: Dinheiro e débito
Classificação: 18 anos

Site de venda: https://www.ingressoexpresso.com.br/festa-jazz-ahead-swfb4 

Pontos de vendas:  Tracks – Praça Santos Dumont 140, Baixo Gávea (10:00 – 22:00) // Brownie do Luiz – Rua Cupertino Durão 79B, Leblon (Seg. a Sex. das 10h às 21h, e Sáb. das 12h às 18h) //   021 Turismo – Av. Rio Branco, 181 – Sala 702 – Centro – RJ (21) 3549-0006 (Seg a Sex. 9:00 às 19:00)

*** A festa conta com estacionamento e, em caso de chuva, o evento ocorre normalmente. A festa possui toldos para cobrir toda a extensão do local do evento sem comprometer a qualidade e a capacidade.

Booking.com