Feriado em Teresópolis

A Vila St. Gallen, centro de experiência da cerveja Therezópolis, tem programação especial para o feriado

Vila St. Gallen (foto: Rodrigo Azevedo)
Vila St. Gallen (foto: Rodrigo Azevedo)

Quem quer aproveitar os últimos dias de inverno para subir a serra no feriado de 7 de setembro, a Vila St. Gallen é uma boa opção. O centro de experiência da cerveja Therezópolis preparou um cardápio e um chope exclusivos para receber os visitantes da serra de Teresópolis durante o inverno.

No estilo Double Red Ale, o chope de inverno, elaborado pelo cervejeiro Gabriel Di Martino, tem 9,2% de teor alcoólico, notas de cassis e adição da fruta na maturação, com cinco variedades de malte de cevada e três variedades de lúpulo.
Para harmonizar, o chef Lucas Mendes, do restaurante Harlekin Pub, na Vila St. Gallen, sugere a torta St. Patrick, feita com carne de cordeiro, cozida lentamente com legumes, cogumelos e cerveja escura com molho encorpado e leve, coberto com massa folheada.

“Chope, cerveja, bebidas boas, devem ser apreciadas em qualquer estação do ano e a qualquer momento. E no inverno não pode ser diferente, ainda mais se falando de cerveja, pela sua grande variedade de estilos que combinam com o clima frio e aconchegante da estação. As mais indicadas são as cervejas mais alcoólicas, adocicadas, amargas e complexas. Além de ajudar a esquentar elas combinam com pratos e comidas mais pesadas do inverno, e sem mencionar que são ótimas companhias para momentos a dois”, explicou Gabriel.

Vila St. Gallen

Atrações da Vila St. Gallen
Além do cardápio da estação, a Vila St. Gallen oferece uma intensa programação, que vai de shows de Rock e Blues ao curso de cervejas artesanais. O espaço conta ainda com três restaurantes, o Bistrô 1912, o Harlekin Pub e a Abadia Anno 613 que fazem parte de um vilarejo, onde o público encontra um pequeno comércio com loja de souvenir, sorveteria e até réplica de uma capela germânica.

Para as pessoas que não resistem a um fondue no clima da serra, a Abadia Anno 613 oferece um ambiente à luz de velas acompanhado de uma arquitetura germânica. Ao entrar, o visitante encontra o sótão de uma antiga casa decorada com livros e relíquias, que remetem à Abadia de St.Gallen, nos antigos alpes germânicos, na Suíça. A reprodução é tão fiel que até os garçons recebem o público vestidos de frades para servir fondues e raclettes, harmonizados com as cervejas da casa.

Inspirado nos bistrôs do século passado, o restaurante Bistrô 1912 reúne o estilo Art. Noveau, com gastronomia sofisticada e cervejas especiais. O ambiente resgata o clima de um Rio de Janeiro que respirava os ares de Paris. A data que dá nome ao Bistrô é uma homenagem ao ano de lançamento da cerveja Therezópolis, criada por Alfredo Claussen.

Preservando o clima das tradicionais festas alemãs, o Harlekin Pub reúne gastronomia típica, apresentações de pocket shows e um mezanino dedicado aos que gostam de jogar sinuca enquanto apreciam uma boa cerveja. Além de rituais da cultura cervejeira que animam o público.

Na Vila St. Gallen também é possível participar do Bier Tour. No trajeto, o visitante pode conhecer a origem da cerveja e o processo de produção da bebida ancestral, com os ensinamentos do cervejeiro ou da sommelière de cervejas. No final da experiência, o público terá direito a uma degustação de cerveja com dicas de harmonização e vai levar para casa uma caneca da Vila St. Gallen. O Bier Tour acontece aos sábados e domingos (menos no último sábado do mês) e custa R$50.

Os interessados em se aprofundar no assunto, podem investir no Curso de Cerveja Artesanal. O curso, ministrado pelo cervejeiro Gabriel Di Martino, ensina de forma prática todas as etapas do processo de produção de uma cerveja artesanal, na panela. A aula dura um dia inteiro e inclui café da manhã, almoço harmonizado, degustações, apostila e certificado com a chancela da Acerva. Após 30 dias, o aluno é convidado para degustar a cerveja que produziu, harmonizada com aperitivos. O curso acontece todo último sábado do mês e custa R$450.

Vila St. Gallen:
Reservas e informações – Tel.: (21) 2642-1575.
Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166, Alto – Teresópolis. Quintas-feiras das 19h à 00h; sextas-feiras das 12h à 00h30; sábados das 12h à 00h30; domingos e no feriado de 7 de setembro das 12h às 19h. www.vilastgallen.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui