Feira cultural gratuita acontece neste sábado em Brasília

Neste sábado, 18 de junho, das 9h às 12h, quem estiver por Brasília poderá viajar pelo mundo sem nem ao menos sair da cidade. O Centro Educacional Asa Norte será palco para os visitantes descobrirem culturas de países diversos. Estudantes da Tailândia, Hong Kong, Suíça, Nova Zelândia e Argentina estarão a postos, em estandes, com o objetivo de apresentar seus costumes, música, culinária e muito mais.

Além disso, estudantes brasileiros mostrarão aspectos culturais de países como Rússia, Egito e México. Ao final, os estudantes estrangeiros que estiverem de partida contarão como foi a estadia deles no Brasil. A entrada é franca.

O evento, chamado de “Aldeia Global”, é realizado pelo AFS Intercultura Brasil, ONG internacional sem fins lucrativos, presente no Brasil há 60 anos. De acordo com a diretora nacional da instituição, Andreza Martins, o nome da feira pode ser justificado por remeter a algo pequeno e íntimo, ao mesmo tempo em que indica a inclusão de todos. A importância do encontro, segundo Andreza, está atrelada ao conceito de mobilidade global, pois esta é uma das tendências mais impactantes no mundo hoje. “Precisamos expandir nosso conhecimento para que possamos aprender a viver juntos com justiça e paz. E esta aproximação precisa ser a nível do convívio humano”, ressalta a diretora nacional do AFS.   

Andreza salienta, ainda, que a feira é uma forma de gerar empatia pela cultura do outro. “No mundo de hoje não cabem mais muros. Estes eventos constroem pontes”, completa.  

Sobre o AFS
O AFS Intercultura Brasil é uma organização voluntária de intercâmbio não governamental e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural. Fundada há 60 anos no país, a instituição está presente em 18 estados, contando com cerca de mil voluntários. 

A ONG é Integrante do AFS Intercultural Programs, antigo American Field Service. A organização mundial está presente em 110 países e realiza mais de 12 mil intercâmbios por ano, com a colaboração de 42 mil voluntários em todo o mundo.

Criada em 1914, a instituição AFS nasceu quando jovens idealistas se recusaram a participar dos combates da Primeira Guerra Mundial, e entraram no campo de batalha como motoristas de ambulância para socorrer feridos, independente de sua nacionalidade e cultura.

Desde então, adotou a paz como um dos pilares da sua missão, que consiste em ampliar o acesso às competências interculturais necessárias para a formação de cidadãos globais que possam lidar com os desafios do mundo contemporâneo e contribuir para um mundo justo e pacífico.    

Serviço

Aldeia Global do AFS Intercultura Brasil
Local: Centro Educacional Asa Norte
Endereço: Sgan 606, MOD G/H, s/n, Brasília – DF
Data: sábado, 18 de junho 
Horário: 9h às 12h
Evento gratuito

DEIXE UM COMENTÁRIO