FASG incentiva fotografia e literatura na Casa das Artes

Expo Índios Guaranis
Expo Índios Guaranis

A Fundação de Artes de São Gonçalo (FASG) vai promover dois ícones culturais, em um único evento, dia 15 de junho, na Casa das Artes Villa Real. No espaço, serão realizados o lançamento do livro Opinião e Crime – A história da prisão do jornalista Avelino Ferreira, de Thiago Freitas, e o início da exposição fotográfica Índios Guaranis.

Para o presidente da FASG, José Antônio Machado, é importante criar boas opções de cultura para os gonçalenses. “Buscamos sempre valorizar os artistas locais, apesar de também abrir espaço para artistas de fora. Nossas atividades são gratuitas e sempre com muita qualidade. Temos artistas incríveis em nossa cidade e incentivamos os gonçalenses a conhecerem as diversas vertentes artísticas produzidas em São Gonçalo”, explica José Antônio.

FOTOGRAFIA
A mostra fotográfica “Índios Guaranis” reúne fotos dos fotógrafos Alex Bellato, Alexandre Faria, Denize Ribeiro, Ismael Braga de Souza e Luis Alvarenga. A ideia ganhou forma em 2009, quando o fotógrafo Alexandre Faria teve a ideia de criar um projeto fotográfico destacando a vida dos Índios Guaranis, da aldeia de Camboinhas, em Niterói. Seus costumes, suas crenças, etc. A partir daí entraram em cena os amigos, também fotógrafos, Alex Bellato e Denize Ribeiro.

O objetivo traçado foi acompanhar os índios Guaranis em algumas aldeias, ainda existentes no Estado do Rio, entre elas, as de Niterói, Maricá e Paratimirim, em Pararty. “As três mais acessíveis às nossas possibilidades naquela ocasião”, explica Alexandre Faria.

Em contato com os índios, se depararam com suas dificuldades e organizaram um mutirão onde arrecadaram mantimentos e roupas, para ajudar e também como forma de agradecimento pela receptividade encontrada na aldeia.

Com o processo de produção iniciado, convidaram os experientes Ismael Braga e Luis Alvarenga, ambos acostumados a realizar projetos dessa envergadura.

A exposição Índios Guaranis é composta por 22 quadros, em dois tamanhos: 20×30 e 30×45. Com entrada gratuita, os visitantes poderão ver a mostra de 15 de junho até a primeira semana de julho.

LITERATURA
De autoria do jornalista e fotógrafo Thiago Freitas, o livro “Opinião e Crime – A história da prisão do jornalista Avelino Ferreira”, questiona sobre até onde começa e termina a liberdade de imprensa. É um livro de interesse público, sobretudo para advogados, operadores e estudantes de direito, jornalistas e cidadãos em geral.

O lançamento em São Gonçalo surge em um momento no qual o país discute tanto a liberdade de imprensa e até de expressão. Numa situação pontual, lembramos a liberdade sobre a questão das biografias.

Livro Opinião e Crime , de Thiago Freitas
Livro Opinião e Crime , de Thiago Freitas

 Serviço:

Exposição Índios Guaranis e lançamento do livro “Opinião e Crime – A história da prisão do jornalista Avelino Ferreira”

Local: Casa das Artes Villa Real.
End.: Rua Cel. Moreira César, s/nº, Zé Garoto, São Gonçalo, RJ.
Dia: 15 de junho.
Horários: 18h30h.
Informações: 2604-4366 (Casa das Artes).
Iniciativa: Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da FASG.

DEIXE UM COMENTÁRIO