Exposição “Quixoteando pelo Brasil” chega ao Bossa Nova Mall

Bossa Nova Mall - Quadro 3 - Quixoteando pelo Brasil (Divulgação/ Betto Pereira)
Bossa Nova Mall - Quadro 3 - Quixoteando pelo Brasil (Divulgação/ Betto Pereira)

Os eternos viajantes Dom Quixote e Sancho Pança, a bordo de seu clavileño (cavalo voador) desembarcam no aeroporto Santos Dumont, mais precisamente no shopping Bossa Nova Mall. Trata–se de uma exposição do pintor Betto Pereira, promovida peloInstituto Cervantes em parceria com o shopping Bossa Nova Mall, que apresenta o célebre personagem de Cervantes, retratado em acrílica sobre tela , numa viagem fictícia por várias cidades brasileiras.Com curadoria do poeta Carlos Dimuro, a mostra ressalta a irreverência do personagem cervantino vestido com uma criativa brasilidade. São 12 telas feitas especialmente para comemorar os 400 anos da morte de Cervantes.

O personagem é universal e gerou o adjetivo quixotesco usado em vários idiomas. Dom Quixote era um sonhador que calçado em devaneios, procurou a celebridade e o amor romântico. A ideia desta exposição-homenagem foi do poeta e curador Carlos Dimuro que também é conselheiro e Presidente da ABA do Museu Nacional de Belas Artes. Ele sugeriu ao artista plástico maranhense Betto Pereira criar uma viagem do personagem Quixote pelo Brasil, solo fértil para saltos imaginários e criatividade sem limites. No Rio – por exemplo- o personagem vai ao estádio do Maracanã assistir a uma partida de futebol. Em Salvador se transforma em ” Olodom Quixote.”. Visita -ainda- Brasília, Belo Horizonte, São Paulo , Recife , Porto Alegre ,entre outras. O Instituto Cervantes e seu diretor, Oscar Pujol têm a honra de promover esta exposição no Rio de Janeiro, em um novo espaço que surge como mais uma possibilidade para a cultura.: o shopping Bossa Nova Mall ,no aeroporto Santos Dumont. Esta exposição é a primeira de uma série de mostras que fazem parte do projeto ” O MUSEU FORA DO MUSEU”- ARTE COM ASAS “.

O engenhoso fidalgo, que extrapolou os limites de sua existência, se aventura por terras brasileiras para celebrar a excelência da obra de Cervantes.

Serviço:
Quixoteando pelo Brasil

Data: de 16 de Junho a 25 de Julho
Horário: 08h às 22h – De seg. a dom.
Preço:Entrada Franca
Local: Bossa Nova Mall – Av. Almirante Silvio de Noronha, 365 – 1º pavimento de interligação com SDU – Centro
Telefone: (21) 2303-7200

Bossa Nova Mall
Av. Almirante Silvio de Noronha, 365 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Horário de funcionamento: 8h às 22h
Telefone: (21) 2303-7200

DEIXE UM COMENTÁRIO