Exposição ‘Por dentro do Velho Chico’ retrata referências da cultura regional que inspirou a novela da Globo

As histórias do Rio São Francisco são fonte inesgotável de amor, beleza e referências estéticas. A saga ribeirinha alcançou a faixa das 21h com a estreia de “Velho Chico”, e agora estará ainda mais perto do público. Cenários, peças conceito, figurinos e outros objetos que inspiram a trama vão estar diante dos olhos na exposição “Por dentro do Velho Chico”, realizada pela Área de Desenvolvimento Comercial da Globo. Será no Shopping Metropolitano, na Barra, a partir do dia 11 de maio. A entrada é gratuita.

O público vai se deparar com uma carranca de seis metros de altura. Um verdadeiro amuleto da crença regional, a estátua assusta os monstros das águas e afasta os maus espíritos. A serpente da Ilha do Fogo estará suspensa no teto. A escultura tem 10 metros de comprimento. As duas peças foram criadas para o evento de lançamento da novela, realizado em março no Museu do Amanhã, e são fortes símbolos da cultura regional explorada em “Velho Chico”.

Duas pequenas casas ribeirinhas recriam o vilarejo. Dentro delas há televisores e fotografias. O visitante é convidado a entrar e conhecer histórias de amor que foram compartilhadas pelo público através da ação especial “Rios de Amor”, um coletivo de romances inesquecíveis enviados pelos telespectadores. As instalações não têm teto. São cobertas por um móbile de corações.

Seis figurinos revelam a arte indumentária por trás da novela. Cada um deles terá sinopse descrevendo características dos personagens da trama. Uma réplica da canoa de tolda, com sete metros de comprimento, ocupa o espaço. A embarcação é o maior símbolo do Rio São Francisco e só existe no Brasil, perfeitamente adaptada para descer o rio a favor do vento, com uma vela. Na exposição, o pano vertical terá impressões de paisagens naturais produzidas ao longo das gravações pelo Nordeste. As 160 cidades por onde passa o Rio São Francisco serão homenageadas por balões iluminados.

A exposição segue diariamente no horário de funcionamento do estabelecimento comercial até o dia 29 de maio.

SERVIÇO:

Exposição Por Dentro do Velho Chico – Shopping Metropolitano Barra

Local: Piso L1, Praça de Eventos – próxima à Riachuelo

Data: De 11 a 29 de maio

Horário: horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 11h às 22h

Idade: todas

Entrada: Gratuita

Site: www.shoppingmetropolitanobarra.com.br

Endereço – Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1.300 – Centro Metropolitano – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

DEIXE UM COMENTÁRIO