Exposição da fotógrafa Carolina Matos sobre o Rio de Janeiro integra a mostra FotoRio 2015

No dia 11 de junho, às 19h, o Centro Cultural Justiça Federal abre as portas para diversas exposições e palestra sobre os momentos mais marcantes da cidade nesses seus 450 anos. Com foco não só nas paisagens naturais, mas também no jeito de ser carioca, o FotoRio 2015 abre no espaço oito exposições.

Entre os trabalhos expostos, está a série #realvirtual #calçadão, da fotógrafa Carolina Matos, que ganhou matéria na Revista do Globo recentemente. Este trabalho fotográfico pesquisa sobre o tempo e o espaço da imagem digital, buscando explorar essa ambiguidade entre o real e o virtual. A artista captura de maneira analógica, em preto e branco, imagens do cotidiano do calçadão carioca, agora presentes apenas na materialidade da tela eletrônica através doGoogle Street View. O intuito é o questionamento sobre a objetividade da percepção do espectador a partir do ponto de vista onde o pixel vira grão, a tela intangível se transforma na concretude do papel e a fronteira entre real e virtual é borrada. Concebida inicialmente para o livro de fotografia “Calçadão: do Leme ao Leblon” (Ed. Língua Geral, 2014), a série ganha um novo recorte para a exposição com curadoria de Julieta Roitman.

Com o objetivo de valorizar e estimular cada vez mais as artes visuais, o FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, chega a sua oitava edição em 2015, com um amplo calendário entre os meses de junho e julho em diferentes pontos da cidade. 

Sobre a fotógrafa

Carolina Matos (Rio, 1982) é artista visual, historiadora da arte que atua no campo da Arte Contemporânea desde 2005, como curadora e produtora de exposições, eventos de arte e projetos editoriais. Artisticamente, tem forte vivência como fotógrafa, tendo participado de exposições individuais e coletivas, no Brasil e na Europa. Também desenvolve trabalhos de collage e fotocostura, a partir da pesquisa de imagens de arquivo morto, encontradas em sebos, mercados de rua e acervos pessoais. Entre 2007 e 2012 viveu e trabalhou na Espanha, onde participou de diversos programas acadêmicos na área, como Máster em Curadoria de Exposições na EINA de Barcelona (2007) e Especialização em Coleções de Arte Contemporânea e Atual pelo I-ART de Madrid (2008). Atualmente está concluindo sua tese de Doutorado em História e Teoria da Arte Contemporânea na Universidad Complutense de Madrid, na qual aborda a questão do Museu Digital e o novo modelo de coleções de arte virtuais. É formada em Jornalismo pela PUC-Rio (2003) com especialização em Comunicação e Imagem (2006). Suas linhas de pesquisa e atuação centram-se nas áreas estratégicas da cultura visual, arte digital e fotografia.

Serviço:

# realvirtual # calçadão, de Carolina Matos no FotoRio 2015
Abertura: 11 de junho às 19h
Datas: 12 de junho a 02 de agosto
Horários: 3ª a dom. das 12 às 19h
Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco, 24 – Centro 
Tel.: 3261-2550
Mais informações sobre a artista no site: artemantica.com

DEIXE UM COMENTÁRIO