Eventos gastronômicos são opções turísticas na Costa Verde & Mar

Panela Piçarraiá
Panela Piçarraiá

Quem não gosta de ir a um bom restaurante, provar um prato ou um sanduíche diferenciado ou degustar uma sobremesa deliciosa? A gastronomia é atrativo para turistas dos mais diferentes perfis e idades. Segundo Vivian Floriani, na Costa Verde & Mar a diversidade culinária incentiva a realização de eventos para os mais variados públicos. Durante todo o ano o visitante encontra opções para satisfazer o seu paladar e garantir a diversão de todos. “O turismo gastronômico é uma das importantes ferramentas para uma região. Ele incentiva o turismo familiar, de negócios e de temporada, ou seja, atrai visitantes de diversas idades e de todas as localidades”, explica.

Nos 10 municípios da região, os tradicionais pratos a base de frutos do mar e alimentos típicos dividem espaço com a diversidade de carnes, petiscos, massas italianas, cozinha japonesa, tailandesa e de diversos países. Para englobar todas estas delícias e incentivar ainda mais este segmento, os festivais gastronômicos são uma grande opção. Itajaí lançou recentemente o evento “Porto de Sabores”, que será realizado ente os dias 14 e 30 de agosto. Trinta e seis restaurantes da Avenida Beira-Rio e das Praias de Cabeçudas e Brava vão oferecer um prato especial, selecionado pelas empresas participantes, com preços médios de R$ 39,90 por pessoa. A refeição será completa, com entrada, prato principal e sobremesa. “O evento busca incentivar a divulgação da via gastronômica do município e ainda apresentar a cidade como um dos principais roteiros do setor”, acrescenta Agnaldo Hilton dos Santos, Secretário de Turismo de Itajaí.

Tainha
Tainha

Outro evento gastronômico que é sucesso entre os visitantes é o Festival do Camarão de Porto Belo, com a maior calderada de frutos do mar do Brasil. A festa, que faz parte da programação dos eventos de outubro, chega a atrair mais de 35 mil pessoas para o município e cidades vizinhas. A 3ª edição está marcada para ser realizada entre os dias 9 e 12 de outubro, nos Fundos da Praça da Bandeira. “É uma grande confraternização realizada na rua, de graça, que oferece boa comida ao som de muita música e entretenimento. Não tem receita melhor para arrancar um sorriso do visitante!”, acrescenta Cláudio Osvaldo de Souza, Presidente da Fundação de Turismo de Porto Belo.

Gastronomia - Joao Scharf_medio

E se o assunto é variedade gastronômica, em Balneário Piçarras a última edição do Piçarraiá, realizado nos dias 10 e 11 de julho, trouxe para o público a maior canjica do país, com 1,2 toneladas, certificada pela RankBrasil. O preparo do prato levou mais de um dia e exigiu a dedicação de cerca de cinco pessoas no revezamento para mexer o caldo. “Todos estes roteiros são definidos com muita dedicação e empenho, em prol da gastronomia”, acrescenta Susan Correa, Secretária de Turismo de Balneário Piçarras.

unnamed (3)

DEIXE UM COMENTÁRIO