Entre julho e agosto a região do Vale do Café, localizada no sul fluminense, é mais uma vez prestigiada com o Festival Vale do Café que esse ano, em sua 13a edição, acontece entre os dias 21 de julho e 3 de agosto. Respondendo à boa aceitação do evento, que leva artistas de altíssimo nível a tocar música instrumental em palcos montados nos jardins e cenários rurais das fazendas históricas, as cidades da região organizam programação para atender aos visitantes que chegam mais cedo e aproveitam para conhecer as cidades que ajudam a contar a história do Brasil Império.
 
Com base nesse período histórico, as fazendas, hotéis, restaurantes e pousadas dos municípios de Barra do Piraí, Piraí, Valença, Vassouras e Rio das Flores dedicam-se a aprimorar seus produtos turísticos, sempre resgatando os hábitos, tradições e cultura do século XIX. Os estabelecimentos dedicados a essa causa fazem parte do grupo Vale do Café Rio, a maioria deles certificada pelo selo do Sebrae Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial. O objetivo é oferecer passeios que superem a expectativa do turista, oferecendo uma visita com gosto de vivência e retorno ao passado.
 
As fazendas oferecem visitas guiadas com refeição de influência mineira e como novidade uma imersão que une degustação e e aprendizado sobre alimentos orgânicos.
 
A Fazenda União, em Rio das Flores, realiza nos finais de semana duas atividades que revivem o período imperial. Aos sábados a personagem D. Luizinha conduz uma visita à casa que pertenceu ao Barão do Rio Preto, contando detalhes sobre a vida do Barão,  da arquitetura e sobre as coleções de objetos raros existentes. Aos domingos revive-se as tradições e cultura dos escravos, com o sarau de dança afro Da Senzala à Casa Grande. Após as experiências é servido almoço com pratos da cozinha mineira.
 
A Fazenda Florença, em Conservatória, possui mais de 6 saraus históricos de diferentes temáticas, que abordam os séculos XIX e XX. Nos dias 16 e 31 de julho o evento na Florença será aberto a visitantes, além dos hóspedes do hotel. A apresentação acontece com participação de atores e cantores, que interpretam cenas vividas por nobres, barões e viscondes, revelando os hábitos e cultura da época. Após o sarau o almoço com especialidades da tradicional cozinha do interior é opcional.
 
Em Barra do Piraí, a Fazenda Alliança inova e oferece a “Imersão Gastronômica no Vale do Café”, que acontece entre os dias 15 e 17 de julho. É um período de descanso e aprendizagem, com aulas ministradas pela chef Letícia Villardo e diversas oficinas. Os participantes ficam hospedados na fazenda que pertenceu ao Barão de Rio Bonito e  participam da colheita, preparo e degustam os alimentos cultivados na fazenda agroecológica.
 
Os caldos ganharam eventos dedicados a eles em Vassouras e Piraí, trazendo opções de sabores e acompanhamentos. 
 
Vassouras ganhou recentemente uma pousada no centro da cidade, chamada Vila Hibisco, que já inaugura sua cantina com a Noite de Caldos, que acontece durante todo mês de julho à quintas-feiras e na primeira semana do mês de agosto. Os caldos servidos terão os sabores de batata baroa com agrião, inhame com frango, minestrone, entre outros. A entradinha será de frios produzidos localmente e para quem quiser, taças de vinho branco e tinto para acompanhar.
 
A tradicional Pousada Casa do Manequinho, em Piraí, iniciou desde junho o Festival de Caldos e Sopas, com cardápio variado, servido sempre no almoço e jantar, de quinta à sábado. Como opção também oferece a Feijoada de Tilápia, prato premiado da chef da casa, Ana Paula Hack, que leva tilápia defumada, arroz branco e farofa de macadâmia.
 
Lançamento de Livro sobre arquitetura do Vale e Concerto de música na fazenda também oferece roteiro completo com passeio e acomodação.
 
A arquitetura brasileira é o tema em pauta no dia 15 de julho, sexta-feira, no Mara Palace Hotel, com lançamento da trilogia Arquitetura do Brasil, de Cabral a Figueiredo, dos autores Chico Mendes, Chico Veríssimo e William Bittar. Os três farão palestra sobre o desenvolvimento e características arquitetônicas de cada período, com ênfase no século XIX, que se revela nas inúmeras construções encontradas nas cidades do Vale do Café. Um dos objetivos é possibilitar o encantamento através de um novo olhar, parafraseando Aristóteles: “Você só ama aquilo que você conhece”. 
 
A Fazenda Cachoeira Grande, em Vassouras, é uma dessas construções, foi a casa do Barão de Vassouras, construída em 1824, sendo uma das mais visitadas pelos turistas. Como esse ano a Fazenda não irá participar do Festival Vale do Café, promove no dia 16 de julho uma versão intimista do evento, com visitação pela casa sede apresentação musical. O músico convidado é o pianista Marcos Ariel, que toca repertório de Bossa Nova, MPB e Choro e conta o histórico da música brasileira durante a apresentação. 
 
Para aproveitar o máximo da cidade no sábado, há opção de roteiro para o dia todo, com pernoite na pousada Vila Hibisco, que inclui passeio histórico pela praça Barão de Campo Belo, o cartão postal de Vassouras. 
 
 
Programação Pré Festival Vale do Café – Julho a Agosto
 
Visita Histórica e Sarau na Fazenda União
O que é: A visita à casa grande é guiada pela Dona Luizinha, sempre aos sábados, com almoço incluído. O sarau acontece no domingo, com apresentação de capoeira e danças africanas, também com almoço.
Data: sábados, visita às 11h;  domingos, sarau às 10h30.  
Local: Fazenda União
Endereço: Estrada do Abarracamento (RJ-135) Km 25, s/n – Abarracamento, Rio das Flores – RJ
 
Sarau Histórico na Fazenda Florença
O que é: Apresentação teatral que revivem o período do Brasil Império através de encenação e música.
Data: Dia 16 de julho, às 16h e 31 de julho, às 11h
Local: Fazenda Florença
Endereço: Estrada da Cachoeira, 1560 – Valença – Conservatória, RJ
 
Imersão Gastronômica no Vale do Café
O que é: Circuito de arte, gastronomia e cultura guiado pela chef Letícia Villardo, na fazenda histórica que pertenceu ao III Barão de Rio Bonito, une origens do Brasil com sustentabilidade agroecológica.
Data: 15 a 17 de julho
Local: Fazenda Alliança
Endereço: RJ-145, km 47, Barra do Piraí, RJ
 
Noite de Caldos na Vila Hibisco
O que é: A recém-inaugurada pousada realiza evento gastronômico semanal durante o inverno com cardápio de caldos diversos, vinhos e frios.  A proposta é que os visitantes paguem um preço único e possam se servir à vontade. R$ 42,00 por pessoa.
Data: Toda quinta-feira de julho e 1a quinta-feira de agosto, das 19 às 22h
Local: Vila Hibisco
Endereço: Rua Abreu Cesar nº 55 – Centro – Vassouras, RJ
 
Festival de Sopas & Caldos na Pousada Casa do Manequinho
O que é: O Restaurante e Pousada Casa do Manequinho oferece de quinta a sábado, a partir das 19h, cardápio variado de sopas e caldos para esquentar o frio. A Feijoada de Tilápia, prato com inspiração local, receita da chef Ana Paula Hack,  será servidos aos sábados e domingos no almoço e no jantar.
Data: a partir de 23 de junho
Local: Hotel e Restaurante Casa do Manequinho
Endereço: Rua Barão de Piraí, 90, Centro – Piraí – RJ
 
Palestra e Lançamento da Trilogia Arquitetura do Brasil , de Cabral a Figueiredo
Será feito o lançamento da coleção com palestra sobre arquitetura do Vale do Café. Após acontece City Tour pelo centro histórico de Vassouras.
Autores e Palestrantes: Francisco Roberval Mendes, Francisco Salvador Veríssimo e William Seba Mallmann Bittar.
Data: 15 de julho, 18h
Local: Mara Palace Hotel
Endereço:  Rua Chanceler Dr. Raul Fernandes, 121- Centro – Vassouras – RJ
 
Tarde de Música na Fazenda 
O que é: O evento na fazenda Cachoeira Grande inicia às 15h com visitação à casa sede; às 16h o pianista Marcos Ariel apresenta o pocket show “História da Música no Brasil”, com repertório de Choro, compositores clássicos,  Mpb e Bossa Nova. Ao final da apresentação é servido lanche colonial.
Data: 16 de julho
Local: Fazenda Cachoeira Grande
Endereço: Estrada Fazenda Cachoeira, 1.639 – Eng, Nóbrega – Vassouras – RJ
 
Programação Passeio Dia 16/07
Vassouras e Vila Hibisco com Tarde de Música na Fazenda
O que é: O roteiro tem início na manhã de sábado, na Igreja Matriz, em Vassouras, com apresentação do “Minuto de História”, conduzida por guia que conta história da cidade de forma animada e teatral. Às 15h acontece o evento Tarde de Música na Fazenda, na Fazenda Cachoeira Grande. No retorno o pernoite acontece na Vila Hibisco. A pousada poderá realizar a compra dos ingressos.
Data: 16 de julho

DEIXE UM COMENTÁRIO