Evento gratuito ensina como iniciar a alfabetização de crianças

Até o dia 7 de outubro, o blog Como Educar seus Filhos vai realizar gratuitamente a 6ª Jornada da Alfabetização em Casa. A proposta é ajudar os pais a encontrarem um modo eficaz e seguro de introduzir os filhos de 2 anos e meio a 5 anos no universo da alfabetização.

Para participar da última semana de dicas, basta acessar o site (http://www.comoeducarseusfilhos.com.br/jac/) e se cadastrar. Todos os vídeos ficarão disponíveis no endereço eletrônico apenas durante esse período, mas poderão ser acessados em qualquer horário.

Segundo o idealizador da iniciativa, o coordenador pedagógico e professor Carlos Nadalim, a programação contará com exercícios divertidos, que servem como pontapé inicial para a aquisição de habilidades importantíssimas na formação de um futuro leitor. “A partir deles, os pais serão capazes de conduzir, em casa, a alfabetização das crianças”.  

– De forma muito pontual, pretendemos fazer um alerta sobre os métodos de alfabetização considerados ineficazes, que devem ser evitados a todo o custo – diz.

O especialista alerta que os erros mais comuns estão na ênfase excessiva na percepção visual e no reconhecimento e nomeação das letras. Para ele, isso é importante e faz parte do processo. Porém, é preciso saber o momento oportuno para os filhos desenvolverem essas habilidades. “Antes de apresentar o alfabeto e os nomes das letras é necessário ensinar às crianças os valores fonológicos das letras, ou seja, seus sons”.

– Quando você ensina alguém a ler, no fundo essa pessoa transformará letras, palavras, a realidade gráfica do texto, em realidades sonoras da fala. Por isso, se a criança não tem experiências sonoras da fala, é muito improvável que ela consiga um alto desempenho em leitura – reforça.