Espetáculo protagonizado por atores surdos usa máscara teatral como linguagem

O Ponto de Cultura Palavras Visíveis, projeto de capacitação de atores surdos com coordenação do Grupo Teatral Moitará, apresenta o espetáculo “A Busca de Seo Peto e Seo Antônio”. Dirigida por Erika Rettl, fundadora do Grupo Moitará, e protagonizada pelos atores Alexandre Luiz, Silas Queiroz e Marcelo William, a peça fala de abandono, exclusão, encontro e cumplicidade.

Unindo o teatro de máscaras às técnicas de bonecos e sombras a obra amplia sua universalidade para, através das imagens, comunicar-se com todos os públicos. “A Busca de Seo Peto e Seo Antonio” integra o Circuito Cultural Rio, idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Prefeitura do Rio, para a programação cultural dos períodos Olímpico e Paralímpico, que vai de maio a setembro de 2016.

A temporada popular acontece entre os dias 17 e 27, de quarta a sábado, sempre às 20hs, no Espaço Moitará, com ingressos a 20 reais. Além das gratuidades garantidas pela Lei da Meia Entrada, surdos e portadores do Passaporte Cultural do Rio terão 50% de desconto.

O espetáculo faz parte do projeto “Palavras Visíveis: Acessibilidade em Ação”, que promove um espaço de troca em que os monitores surdos do Ponto de Cultura PALAVRAS VISÍVEIS estarão difundindo suas experiências, fortalecendo e ampliando a atuação da produção artística da comunidade surda através da capacitação de novos surdos, tanto com as oficinas teóricas e práticas, como com a exibição de uma obra criada e realizada por um grupo bilíngue de surdos e ouvintes. 

SERVIÇO

Espetáculo “A Busca de Seo Peto e Seo Antônio”

Sinopse
A BUSCA DE SEO PETO E SEO ANTÔNIO conta a história de dois velhos amigos que após muitas décadas se reencontram em um momento de profunda solidão e dificuldade. De um lado Seo Peto – que na busca de diminuir sua solidão cria Eros, um pássaro para lhe fazer companhia, mas que supreendentemente, um dia, ganha vida própria e foge das mãos de seu criador. De outro lado, Seo Antônio, que depois de perder tudo na vida é surpreendido quando tenta resgatar seu passado por medo de viver o seu momento presente. 

O espetáculo narra com alegria e poesia a aventura de dois velhos amigos à procura de um pássaro que nasce do imaginário e se torna real. A busca por Eros levará Seo Peto e Seo Antônio a uma inesperada aventura, fortalecendo os desejos, sonhos e motivações que haviam perdido. 

O espetáculo é protagonizado pelos atores surdos do Ponto de Cultura Palavras Visíveis e é acessível a todos os públicos. 

Direção:
Erika Rettl

Atores:
Alexandre Luiz
Marcelo Wiliam da Silva
Sila Queiroz 

Dramaturgia: Criação coletiva

Ingresso:
R$ 20 (inteira) – Meia-entrada para estudantes, pessoas com mais de 65 anos e portadores do Passaporte Cultural Rio

Temporada: 17 a 27 de agosto, de quarta a sábado.

Às 20 horas. 

Classificação Livre

Capacidade: 36 lugares (sujeito à lotação)

Duração: 50 minutos 

Local:
Espaço Moitará
End: Rua Joaquim Silva, 56- 2º andar / Lapa

DEIXE UM COMENTÁRIO