Espetáculo Efeito Escher estreia no Teatro Cândido Mendes

Andrew e Mariana (divulgação)
Andrew e Mariana (divulgação)

Com direção de Vitor Lemos, o espetáculo Efeito Escher estreia no dia 31 de agosto no Teatro Cândido Mendes. A peça do coletivo teatral Em Companhia aborda temas como medo, segurança e diferenças.

Efeito Escher tem como ponto de partida a conferência chamada “Murar o Medo” realizada pelo escritor e biólogo moçambicano Mia Couto em 2011. O espetáculo é resultado de um processo de criação coletiva. No palco o elenco apresenta  7 narrativas que evidenciam a relação com o outro e a diferença como potência e não como obstáculo.

O título da peça faz referência ao artista gráfico holandês Cornelis Escher (1898-1972) e aos efeitos por ele produzidos em suas obras – uma ilusão de ótica voltada para o ciclo infinito. O efeito Escher orientou a criação de certos recursos capazes de gravar sobre a dramaturgia do espetáculo efeitos que não são óticos, mas que nos impõe outras relações com a linearidade causal com que costumamos lidar com os acontecimentos que nos cercam.

“A peça aborda a questão de vivermos em mundo cada vez mais murado. Não se trata apenas dos muros que separam europeus e refugiados, nativos e imigrantes, ricos e pobres; nem dos que nos “protegem” em condomínios, em shopping centers, em carros blindados.Trata-se, sobretudo, dos muros que nos isolam daquilo que nos é estranho, incompreensível, diferente”, explica o diretor Vítor Lemos.

Coletivo Em Companhia:
É um coletivo teatral integrado pelo corpo discente e docente da Faculdade de Teatro (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Candido Mendes. Tal empreitada reforça a proposta inicial do curso: a formação em companhia. Isto permite que os alunos tenham a oportunidade de continuar seus estudos através do trabalho em grupo, descobrindo, junto com o outro, modos de criar e de construir uma obra teatral – incluindo esforços sobre a técnica, tais como direção, dramaturgia, produção, iluminação, cenário, figurino, trilha sonora, publicidade, entre outras. Segundo Vitor Lemos, coordenador do curso, “a ideia de companhia estabelece uma pedagogia que investe radicalmente no esforço compartilhado pela descoberta de processos de realização e de criação”. “Em Companhia” é mais um passo nessa direção. O desenvolvimento de um grupo teatral dentro do ambiente de formação de atores (em meio a uma realidade marcada pela competitividade entre perspectivas individuais de carreira, frequentemente imposta aos jovens atores pelas contingências do mercado) apresenta, sem dúvida, uma possibilidade de resistência ao sistema vigente, ao suscitar alternativas para que novos artistas encontrem novos caminhos e formas de criação.

FICHA TÉCNICA

Texto e direção: Vítor Lemos

Elenco: Andrew Costa, Daniela Porfírio, Fellipe Mesquita, Luke Alencar, Mariana Ballardin, Robson Torinni e Samuel MacDowell

Figurino: Tiago Ribeiro
Iluminação: João Gioia
Trilha Sonora: Fellipe Mesquita
Programação Visual: Zeca Richa
Produção executiva: Rafael Rodrigues
Produção: Em Companhia

SERVIÇO

Temporada de 31 de agosto a 29 de setembro de 2016
Dias e horários: Quartas e quintas às 20h
Local: Teatro Candido Mendes
Endereço: Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema
Ingressos: R$40,00.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui