Espaço Tempo Movimento

De 10 a 13 de maio, terça a sexta-feira, 19h

Após 10 anos trabalhando com vídeo dança, Gustavo Gelmini inicia as atividades da Cia Gelmini de Videodança com“Espaço Tempo Movimento”.  O espetáculo vai cobrir de imagem, som e dança o prédio do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro com o video mapping, criaçāo de Gustavo Gelmini, que convidou Renato Cruz para diretor coreográfico e Lenine para dramaturgia.

Diretor e cineasta, Gustavo Gelmini explica que “Espaço Tempo Movimento” é um video mapping que reúne cinema, dança e física. Seu trabalho de “coreógrafo da imagem” começou na Cia Staccato de Paulo Caldas e agora com Renato Cruz, diretor da Cia Híbrida de Dança, realiza a primeira ocupação urbana. 

“ A proposta do trabalho consiste em dialogar com cinema e a dança no espaço urbano. Atrair olhares passantes para o Centro Coreográfico que já se consolida como um lugar de referência para a dança no Rio de Janeiro. A física entra como um impulso filosófico para os limites do conhecimento e Espaço Tempo Movimento traz as tensões desses limites aos limites entre a dança e a imagem onde ambas estabelecem uma relação de pertencimento ao mesmo espaço e como a teoria da relatividade nos faz refletir sobre nossos referenciais e consequentemente nossos afetos” aponta Gustavo Gelmini.

O trabalho conta com a participação de Lenine Vasconcellos , dramaturgo, físico e professor de dança da UFRJ. Lenine possibilitou o entendimento e aplicação de Einstein sobre a Teoria da Relatividade e Física Quântica, fatores indispensáveis no processo da criação.

A música é composta pelo francês Cyril Hernandez que virá ao Rio para a estreia.

Gustavo Gelmini
Cineasta e diretor de video danças. Atualmente finaliza o média-metragem “Suítes para Dança” do projeto Dança.Mov. Cidade em Movimento, desenvolvido pela Burburinho Cultural com patrocínio da Oi Futuro.  A direção coreográfica é de Alex Neoral, Renato Cruz e Renato Vieira. Trabalhou com os coreógrafos Paulo Caldas, Renato Vieira, Esther Weitzman, Renato Cruz, Marcia Milhazes, Carmen Luz, entre outros. Em cinema, foi produtor, editor e câmera de diversos documentários internacionais, tendo participado do Festival do Rio, Mostra de São Paulo, Festival Internacional de Cinema de Brasília, entre outros. Com filmes premiados no SXSW, foi indicado ao Emmy Awards. 

Renato Cruz 
Coreógrafo e bailarino. Em 2007 criou a Cia Híbrida de Dança que mescla a linguagem das Danças Urbanas à Dança Contemporânea, uma das mais atuantes do Rio de Janeiro. Recebeu diversos prêmios e participa constantemente de mostras e festivais por todo o Brasil. 

Lenine Vasconcellos 
Professor do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física da UFRJ. Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO e Mestre em Engenharia Mecânica pela COPPE. 

Ficha técnica
Direção e Concepção: Gustavo Gelmini
Direção Coreográfica: Renato Cruz
Dramaturgia: Lenine Vasconcellos
Direção de Produção: Priscila Seixas

Bailarinos:
Daniel Oliveira (Kiriku)
Duly Omega
Kapu Araujo
Luciana Monnerat

Edição: Diego dos Anjos
Motion Graphic: Daniel Figueiredo
Música: Cyril Hernandez
Designer Gráfico: Roberto Unterladstaetter
Produção Executiva: Carolina Rocha
Coordenação Técnica: Alexandre Bastos
Técnico de Som: João Paulo Pereira
Produção: Burburinho Cultural
Realização: Cia Gelmini de Vídeo Dança 

Para maiores informações:
Video mapping ou mapeamento de vídeo é uma técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares, tais como estruturas de grandes dimensões, fachadas de edifícios e estátuas (cuja projeção pode ser feita a 360º). Através da utilização de um software especializado, os objetos de duas ou três dimensões são formados virtualmente; a partir dessas informações, o software interage com um projetor para adaptar qualquer imagem à superfície do objeto escolhido. Pode-se dizer que há uma reconstrução do espaço real existente através da adição de espaço virtual. Com esta técnica os artistas podem criar dimensões extras, ilusões ópticas e noções de movimento em objetos estáticos. Normalmente são criadas narrativas audiovisuais através da combinação ou desencadeamento de vídeo com áudio.

SERVIÇO

ESPAÇO TEMPO MOVIMENTO
De Gustavo Gelmini, Renato Cruz, Lenine Vasconcellos
Com a Cia Gelmini de Vídeodança
Espetáculo de ocupação urbana/ Video Mapping no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro
Dias: 10, 11,12 e 13 de maio, de terça a sexta-feira, às 19h
Centro Coreográfico do Rio de Janeiro – Rua José Higino, 115. Tijuca.
Telefone para informações: 21.986243980
Área externa |Entrada Franca

DEIXE UM COMENTÁRIO