Espaço Furnas Cultural – Energizando Talentos

A exposição “Espaço Furnas Cultural - Energizando Talentos” comemora os treze anos de atividades do Espaço no cenário cultural carioca

Com “Portinari Imagens do Brasil”, em novembro de 2003, o Espaço Furnas Cultural foi inaugurado para o desenvolvimento de ações no campo das artes, que possibilitassem a empresa a ser um facilitator da difusão e da inclusão cultural.

No princípio era composto de dois seguimentos: Artes Visuais e Música Erudita. Nos últimos cinco anos de atividades o Espaço passou a receber através de edital anual, shows músicais e peças teatrais com entrada franca. Importantes nomes de nossa música e do teatro já passaram pelo palco do Espaço Furnas Cultural.

A exposição ‘Espaço Furnas Cultural – energizando talentos” vem comemorar os 13 anos de atividades do Espaço. Está dividida em duas partes. No térreo apresentamos esculturas, pinturas, fotografias, estátuas e caricaturas no que que diz respeito às Artes Visuais. No andar superior apresentamos painéis com transparências de 2,90 x 0.80 cm onde foram impressas fotos dos artistas que se apresentaram no Espaço, além de fotos de cenas de algumas peças teatrais que fizeram parte da programação. 

Foram convidados alguns artistas que fizeram parte da ocupação das galerias neste período. Dentre eles destacamos:

– Marcius Tristão – escultor
– Vera Hermano – Artista plástica 
– Zitto Bedat – escultor
– Marcelo H – Artista plástico
– Patrícia Mado – Gravadora.
– José Diiniz – Fotógrafo.
– Bárbara Sotério – Gravadora.
– Hugo Enio Braz, Diogo D’Auriol, Ernesto Carvalho de Souza (Camaleão) e Ricardo Cesar de Araújo (Rice) – Cartunistas selecionados pela exposição “Noel é 100”.

Além desses artistas, contamos com peças relativas a outras exposições que fizeram parte do calendário do Espaço Furnas Cultural, tais como:

– O Boneco em homenagem ao poeta gaúcho Mário Quintana, que fez parte do acervo da Exposição “Viver Quintana”, em comemoração aos 100 anos do poeta. 

– A estátua do Manequinho que fez parte da exposição “Botafogo- Parada obrigatória”.

Desde sua criação, o Espaço Furnas Cultural é mantido através de verba própria, sem utilização de Leis de Incentivo. Que esses treze anos de existência e excelência se multipliquem por muitos outros!

Espaço Furnas Cultural- Energizando Talentos
Rua Real Grandeza 219, Botafogo
Horário de visitação: 
terça à sexta de 14h à 18h.
sábados domingos e feriados de 14h às 19h
espacofurnascultural@furnas.com.br
entrada franca
até 7 de setembro

DEIXE UM COMENTÁRIO