Espaço Cultural Escola Sesc promove intercâmbio cultural através de projeto Aldeya Yacarepaguá

Com todas suas atrações gratuitas, iniciativa abre espaço para artistas locais e também traz na programação ações de intervenção urbana e tecnologia

O Aldeya Yacarepaguá visa dinamizar diferentes frentes de atuação no campo da cultura, criando espaços para jovens artistas e artesãos, proporcionando reflexão e qualificação de artistas locais através de intercâmbios, oficinas, mesas de debate e experiências que permitam expandir os saberes ligados ao fazer artístico e também aos modos de gestão e produção cultural local. O projeto acontece de 1º a 26 de setembro, no Espaço Cultural Escola Sesc.

Antes da ChuvaAlém de fomentar o acesso à cultura por meio de shows, atividades teatrais, oficinas e exposições, o Aldeya Yacarepaguá traz em sua programação atividades como oB Boy Confronto (sábado, 19/09 às 16h), com oito equipes de bboys e bgirls, que tentarão conquistar os jurados através da sua dança e musicalidade. A batalha contará com a presença de nomes da cena Hip Hop internacional, como o DJ Fleg, dos EUA, o venezuelano Bboy Lil G, e o norte americano Bboy Twixx, dançarino do cantor Jason Derulo. Outra grande atração é o Overdoze (sábado, 26/09 às 12h), evento que promete trazer 12 horas de programação ininterruptas desenvolvida em diversos espaços da escola, simultaneamente ou não. Confecção de turbantes, berimbau, tatuagem de henna, pinturas no corpo, corte estilizado, tererê, estátua viva, dança do passinho, projeto Bandas, teatro, show de música, esporte criativa, DJ, projeções, cinema e mais atrações, tudo ao longo de 12 horas de atividades A programação termina com show do Projeto de Bandas composto por alunos da Escola Sesc de Ensino Médio e pelo show do Grupo Agytoê, um bloco de Carnaval que estuda a música e a dança afro-baiana. Para integração com a comunidade, o Aldeya Yacarepaguá promove a Feira da Diversidade Cultural (sábado, 20/09 às 10h), cuja programação terá um dia dedicado à convivência em comunidade através de encontro de colecionadores de carros, show musical, lançamento de livro de receitas e o Concurso de Gastronomia Popular Comunitária, aberto à população. Destaque para o espetáculo Antes da Chuva (sexta-feira, 18/09 às 19h30), da carioca Cia Cortejo, dirigido por Bruno Portella. A peça conta a história de Aramís, que encontra Ana numa casa abandonada, onde ela mora com a avó. O menino, na ocasião com 11 anos, é chantageado pela moça para que deixe que ela o veja nu e depois leia pra ela em voz alta. Inspirada pelas histórias de espionagem lidas pelo garoto, Ana planeja uma fuga no navio do Papa que passará em breve pelo povoado.

O projeto também prevê uma atividade “extra-muros” que é a Festa de 10 anos do Cultura na Cesta (domingo, 13 às15h) um projeto que une o basquete com educação e cultura, no Cesarão em Seropédica.  A comemoração terá um torneio 3×3, ações culturais, roda de rima, sarau de poesias e show de bandas.

Serviço

Data: 01 a 26 de setembro
Local: Espaço Cultural Escola Sesc
Endereço: Avenida Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá
Informações: (21) 3214-7404 |
espacocultural.escolasesc.com.br |espacoculturalescolasesc@gmail.com

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui