Entrevista com o escritor Filipe Amourous

Filipe Amourous
Filipe Amourous

Filipe Amourous é uma pessoa que pensa e sente. Engenheiro Civil, que tem na escrita a necessidade de se libertar. A criação do Blog foi a forma de expor ao mundo os seus textos. Um espaço de comunicação com o desconhecido. Enquanto escritor, o livro é o elemento no qual a obra é imortalizada e a criação permanece imutável.

“A escrita aparece cedo na minha vida por necessidade de comunicar, um eco dos meus pensamentos, um grito para quebrar o silêncio da solidão”

Boa Leitura!

Escritor Filipe Amourous, é um prazer contarmos com a sua participação no projeto Divulga Escritor, conte-nos o que o motivou a ter gosto por poesias?
Filipe Amourous – Muito obrigado pela oportunidade de promoverem a divulgação da minha primeira obra. É uma honra e estou muito grato.

A poesia é curta, tal como os nossos estados de espirito e permite todas as liberdades literárias.

Eu encaixo-me totalmente nestas duas premissas, pois a minha escrita reflete a forma como vejo e sinto a vida que me rodeia. Gosto do ritmo da poesia.

Quando cheguei ao Brasil, tive o privilégio de ler a obra completa de Vinicius de Moraes e lembro, de ler sozinho em voz alta os seus poemas e sentir esse ritmo, que maravilhoso.

Você escreve em outros segmentos literários?
Filipe Amourous – Gosto de escrever pequenas histórias, contos, mas não alongo muito a narrativa porque escrevo apenas para apresentar uma mensagem e os textos são construídos com esse objetivo.

Em que momento pensou em publicar o seu livro “Adoramorestimo”?
Filipe Amourous – Criei um Blog com o mesmo nome no início do ano passado (2014) aceitando o desafio de abrir os meus textos ao universo do desconhecido. A aceitação foi uma revelação que me encorajou a assumir o desafio de publicar um livro. Era um desejo antigo.

Os textos são uma enorme exposição de mim mesmo. Pessoas falaram que desconheciam o Filipe por detrás dos textos.

Contatei a Chiado Editora que para enorme satisfação aceitou editar o meu livro. Acreditei estar sonhando.

Como foi a escolha do Título para esta obra?
Filipe Amourous – O nome do Blog é uma liberdade literária e uma palavra por mim criada na qual reúno a adoração, o amor e a estima. São sentimentos que valorizo muito na minha vida e que comecei a exprimir nesta única expressão.

Não tive qualquer dúvida de transpor para o livro, este título.

O que mais o encanta em “Adoramorestimo”?
Filipe Amourous – Cada vez abro o livro sei que posso abrir qualquer página, ler qualquer texto e sentir como se tivesse acabado de escrever. O livro permite uma leitura aleatória, e que se releia as vezes desejadas.

Onde comprar o seu livro?
Filipe Amourous – O livro está disponível na versão impressa e digital e está à venda no site da Editora Chiado e em alguns sites de livrarias, tal como a Fnac de Portugal, a Bertrand, a Wook e a Janina.

Quais os seus principais objetivos como escritor?
Filipe Amourous – Continuar a poder comunicar através da minha escrita. Ter o privilégio de poder publicar outros livros. Assumir sempre novos desafios.

Quais os principais hobbies do escritor Filipe Amourous?
Filipe Amourous – Sou uma pessoa normal.

Como vê o mercado literário brasileiro?
Filipe Amourous – O Brasil é um país com uma dimensão continental, com uma população incrível, com escritores formidáveis que partilha a com Portugal o mesmo idioma o que potencializa um mercado muito vasto.

A Chiado Editora abriu em setembro passado o seu primeiro escritório no Brasil. Temos trabalhado em conjunto na divulgação deste livro no Brasil. Esta experiência ajuda-me a entender a importância da Editora na divulgação das obras. Confesso que a parte mais fácil é escrever o livro.

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Filipe Amourous. Agradecemos sua participação no projeto Divulga Escritor. Conte-nos em sua opinião o que cada leitor pode fazer para ajudar a vencermos os desafios encontrados no mercado literário brasileiro?
Filipe Amourous – Os leitores são formidáveis, admiro-os. Ninguém melhor do que cada leitor para divulgar cada livro que lê. Não fazemos isso o tempo todo com as coisas que gostamos? O restaurante, o filme…

As redes sociais potencializam muito a divulgação entre pessoas. Pessoalmente entendo que são uma ferramenta muito poderosa na mão de cada leitor.

Blog do autor Filipe Amourous
www.adoramoestimo.blogspot.com.br

 

1 COMENTÁRIO

  1. Agradecemos ao Sopa Cultural pelo apoio a divulgação da literatura contemporânea. O nosso MUITO OBRIGADA. Parabéns escritor, Filipe Amourous, sucesso!

DEIXE UM COMENTÁRIO