Entrevista com a escritora Neyd Montingelli

Neyd assinando Dançar em Paris
Neyd assinando Dançar em Paris

Neyd Montingelli nasceu em Curitiba é casada e tem 4 filhas.  Tem Formação em Psicologia, Nutrição, Processamento de alimentos e Laticínios. É aposentada pela Caixa Econômica Federal. Tem 11 livros publicados e participa em  49 antologias. Escreve nos sites Hipismo&Co e Farmpoint. Foi premiada em vários concursos literários de contos, crônicas e poesias. Membro da Academia de Luminescência Brasileira/Araraquara, do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires e de Lisboa, da Embaixada da Poesia. Recebeu troféu Cecília Meireles e Federico Garcia Lorca; Medalha Monteiro Lobato; Medalha Melhores Poetas da Magico de Oz, Troféu Melhores Cronistas, Certificado de Responsabilidade Cultural Semeador de Livros e Amigos da Juruá Editora e o Certificado de Responsabilidade Cultural do Instituto Memória Piá Bom de História. Escreve todos os dias e em seus textos e poesias, gosta de inserir episódios divertidos, dramáticos, reais ou não, e principalmente inusitados. A família é o seu tema preferido e mesmo nos contos, coloca acontecimentos que lembram os episódios vividos pelos familiares. Os finais de seus contos e poesias, costumam ser inesperados.

Divulga Escritor – Escritora Neyd Montingelli é um prazer contarmos com a sua participação no projeto Divulga Escritor, conte-nos o que a motivou a ter gosto pela escrita?

Neyd Montingelli – Foi minha mãe. Quando eu era pequena, passava as férias na praia, mas eram sempre em julho, porque ela não tinha dinheiro para alugar uma casa no verão. Para mim a alegria era a mesma, apesar do frio e chuva. Depois de pular umas ondas geladas, um banho de chuveiro fraco e um almoço de um prato só, eu ficava com minha mãe na enorme cama lendo revistas de mistério e romances policiais. Eu lia uma história e ela perguntava no final pelos personagens. Ela dizia que quando se aposentasse seria escritora de romances. Bem, minha mãe faleceu antes de cumprir seu desejo, mas eu estou tentando cumprir a promessa dela, do meu jeito, com contos, crônicas, poesias e até romance.

Divulga Escritor – Em novembro teremos o lançamento do livro “Feliz Natal – Poesias” escrito em parceria com a autora Isabel Furini, conte-nos como foi o planejamento para escrita do livro?

Neyd Montingelli – Isabel Furini é uma amiga querida, além de instrutora de cursos de literatura que já fiz. Ela faz a análise crítica dos meus livros e há tempos combinamos em escrever um livro juntas. Foi realmente uma experiência única. Com o incentivo dela comecei a escrever poesias e participar de concursos e devido a nossa amizade, unimos nossas poesias nesse livro com tema natalino. Foi muito interessante conversar com a amiga todos os dias sobre o tema, os títulos, decidir sobre a capa, convidar o prefaciante e a escritora para a contracapa.

Divulga Escritor – Qual a mensagem que desejam transmitir ao leitor através dos textos poéticos apresentados nesta obra?

Neyd Montingelli – A poesia de Natal como um presente. Poesias singelas, emocionais, com um fundo familiar que retrata o amor entre entes queridos, a confraternização e o nascimento de Cristo.

Divulga Escritor – Já temos data para o lançamento do livro, local? Conte-nos as novidades para o lançamento da obra.

Neyd Montingelli – O lançamento do livro será no dia 24 de novembro, a partir da 19:30h na Loja das Livraras Curitiba do Shopping Estação, em Curitiba/Pr. Teremos também a apresentação do Coral Mórmon, com lindas canções natalinas e algumas guloseimas festivas.

Divulga Escritor – Você é autora do livro “Cavalos e Contos”, o que a motivou a escrever os contos que compõe a obra?

Neyd Montingelli – Este livro contém contos em que o personagem principal é o cavalo. São os contos que foram publicados no site hipismo&CO até março deste ano. Minha filha pratica Hipismo desde os 9 anos e o relacionamento com os cavalos deste esporte é realmente fascinante. Os treinamentos, a disciplina, as competições, os prêmios e as pessoas envolvidas fazem da vida equestre um mundo cheio de surpresas. Os contos são baseados em episódios que alguém contou para alguém.

Convite Lancamento do livro Neyd

Divulga Escritor – O que mais a encanta neste livro?

Neyd Montingelli – Descrever com detalhes o dia a dia deste animal forte e imponente e o seu apego ao cavaleiro ou à amazona. O livro foi ilustrado com fotos de Ju Ribas que mostram a expressão e a beleza dos cavalos.

Divulga Escritor – Onde podemos comprar esta e outras obras de sua autoria?

Neyd Montingelli – Os meus livros estão à venda no meu site: www.neydmontingelli.com.br e nas Livrarias Curitiba www.livrariascuritiba.com.br. Também pelo meu e-mail: neydm@brturbo.com.br.

Divulga Escritor – Como você vê o mercado literário brasileiro?

Neyd Montingelli – Concorrência é a melhor ferramenta para o mercado. Agora, concorrer com preço baixo, deixa a nossa competência e criatividade sem armas para lutar. Acho que em nosso mercado literário temos os melhores autores da atualidade, infelizmente os preços de nossos livros não são atrativos ao público leitor no momento. Os livros estrangeiros chegam com grande marketing e com preço reduzido, enquanto um autor iniciante (ou não), não consegue investir em propaganda ou quantidade de exemplares para diminuir o custo por unidade.

Mas, como diz o ditado: sou brasileiro e não desisto nunca. Continuamos a produzir livros, mesmo que o leitor prefira um autor de fora ao nosso.

Divulga Escritor – Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Neyd Montingelli. Agradecemos sua participação no projeto Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Neyd Montingelli – Ler é a chave para abrir as portas do conhecimento, do desenvolvimento, do divertimento. Quem lê tem assunto. Leia e converse muito, o mundo precisa que as pessoas tenham amigos. Um abraço aos leitores.

Participe do projeto Divulga Escritor

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: divulga@divulgaescritor.com

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO