Entidades alemãs realizam ações epara celebrar os 26 anos da reunificação do país

Programação inclui música, cinema, artes, tecnologia, gastronomia e deve agradar os mais diversos públicos

São Paulo – Em 2016 comemora-se 26 anos da Reunificação Alemã. E para celebrar esse momento histórico, o Consulado Geral da República Federal da Alemanha em São Paulo e diversas entidades, associações e instituições alemãs paulistas se reuniram, pela primeira vez, para realizar as Jornadas Alemãs: uma semana com diversas ações, abertas ao público, para aprofundar ainda mais as relações teuto-brasileiras. As atividades começam no dia três de outubro e seguem até o domingo, nove.

“A reunificação é um marco histórico mundial. Todos os alemães ficam muito felizes em poder comemorar esse momento. Queremos celebrar esta conquista e a nossa cultura. Poder fazer isso junto aos brasileiros é muito bom, visto que são tão receptivos aos estrangeiros. A as Jornadas Alemãs são mais uma forma de nos aproximarmos”, conta o Sr. Axel Zeidler, cônsul geral da República Federal da Alemanha em São Paulo.

Confira a programação completa das Jornadas Alemãs:

Dia 03.10 (segunda-feira)

11h45 às 13h15 – Colégio Humboldt

Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525, Interlagos, São Paulo, SP

  • Exposição por ocasião da Reunificação Alemã, feito pelo “Bundeszentrale für Politische Bildung” Alemanha. (entrada franca)
  • Exposição “100 anos Estilo de Vida Alemanha”. (entrada franca)
  • “27 anos da queda do Muro” – Entrevista com ums testemunhas do acontecimento. (entrada franca)
  • Apresentação da banda escolar com músicas da banda alemã “Rammstein”. (entrada franca)

19h30 – Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Morumbi

Auditório – Rua Floriano Peixoto Santos, 55, Morumbi, São Paulo, SP

  • Exibição do filme „Zug in die Freiheit” em alemão com legendas em português. O filme conta a história da fuga, em 1989 em Praga, de pessoas da DDR, em português RDA (República Democrática Alemã), mais conhecida como Alemanha Oriental. Eles estavam em Praga e pediram asilo na República Federal Alemã (RFA). (entrada franca)

Dia 04.10 (terça-feira)

18h às 19h30 – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP)

Prédio das Ciências Sociais, Sala 14 – Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Butantã, São Paulo, SP

  • Evento de informação para alunos sobre oportunidades de estudo e pesquisa nas ciências sociais (sociologia/ciência política) na Alemanha. Apresentações de Anna Barkhausen (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD), Peter Graeff (Sociologia, Universität Kiel) e Brigitte Weiffen (Ciência Política/Cátedra Martius-USP). (entrada franca)

Dia 05.10 (quarta-feira)

18h30 às 21h – Fundação Friedrich Ebert no Brasil (FES)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – Rua Gen. Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo, SP

  • 2º encontro do Ciclo de Debates sobre Democracia Representativa. O 2º encontro terá por tema-título “Intocáveis: as mídias como ator político”, que acontecerá no dia 5 de outubro e contará com exposições de Thomas Meyer e de Luís Nassif. É necessário confirmar presença, até o dia três de outubro, por este site: https://goo.gl/forms/iWl7ekNFFQQBiwDV2. (entrada franca)

Dia 06.10 (quinta-feira)

9h às 18h – Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI) e Darmstadt University of Technology

Teatro UNIMEP – Campus Taquaral, Rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba, SP

Dia 07.10 (sexta-feira)

10h às 18h – Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP)

Rua Verbo Divino, 1.488, bloco D, térreo, Chácara Santo Antonio, São Paulo, SP

  • Dia de Portas Abertas – Informações sobre possibilidades de estudo e pesquisa na Alemanha e apresentação das atividades realizadas pela instituição. (entrada franca)
  • Exposição sobre NanoArt, um projeto realizado em colaboração com a Universität Duisburg-Essen. (entrada franca)
  • Palestra sobre nanotecnologia, proferida pelo Prof. Dr. Christiano Luis Pinto de Oliveira, USP – Departamento de Física Experimental. (entrada franca)

15h – Club Transantlantico

Rua José Guerra, 130, Chácara Santo Antonio, São Paulo

  • Apresentação do projeto SenseBoxes, iniciativa que distribuirá em escolas e instituições alemãs de São Paulo dispositivos capazes de medir e reunir dados ambientais como barulho, poluição do ar, radiação ultravioleta e intensidade da iluminação. Esses medidores foram desenvolvidos por geo-informáticos da Universidade de Münster com apoio do Ministério para Formação e Pesquisa (BMBF) e terão os resultados das medições feitas pelas instituições divulgados em novembro no Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência Pesquisa e Inovação, evento realizado pelo DWIH-SP. (entrada franca)

21h – Goethe-Institut

  1. Lisboa, 974, Pinheiros, São Paulo, SP
  • Mozart Piano Quartet.  Fundado em 2000, por quatro solistas de carreira internacional (Paul Rivinius, piano; Mark Gothoni, violino; Hartmut Rohde, viola; Peter Hörr, violoncello), o grupo alemão, além de presença freqüente em festivais (em 2011, participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão), é também aplaudido em salas de concerto do mundo inteiro. É necessária inscrição através do e-mail cultura@saopaulo.goethe.org. (entrada franca)

Dia 08.10 (sábado)

17h30 às 21h – Goethe-Institut

  1. Lisboa, 974, Pinheiros, São Paulo, SP
  • Dia de Portas Abertas, a programação inclui Karaokê, sorteios, aulas experimentais, palestras, contação de histórias, comidas típicas e cerveja.  (entrada franca)
  • Laura Burzywoda e Luiz Baltar apresentam o livro “Rio de Janeiro: Cidade em Jogo”. As fotografias mostram momentos impressionantes das disputas atuais por moradias, de repressão e participação no desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro. Mais sobre o assunto: http://rosaluxspba.org/rio-de-janeiro-cidade-em-jogo/. (entrada franca)

10h às 15h – MACS Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba

Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280, Centro, Sorocaba, SP

  • Abertura da exposição “Existenzielle Korrespondenzen”. Os artistas de Frankfurt/Main Elizabeth Dorario, Margaret Kollmer, Corinna Krebber, Carolin Kropff, malatsion, Max Pauer, Albrecht Wild criaram uma dinâmica coletiva na confluência de seus diferentes modos de expressão. Da mesma forma, os trabalhos individuais se entrelaçam, e também com o lugar, com elementos da cultura e da natureza brasileira. Mais informações pelo site http://macs.org.br. (entrada franca)

Dia 09.10 (domingo)

15h às 19h – Festa de encerramento “Breaking the Wall – Like a German  – House of All        

  1. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 47 – Pinheiros, São Paulo, SP
  • Programação intensa com o DJ alemão Sebastian Fuchs, concurso de fotos com a hashtag #Breakingthewall #likeagerman, distribuição de prêmios e souvenirs alemães do Ministério das Relações Exteriores, exposição de fotos de Berlim, comida típica e cerveja alemã. (entrada franca)

Acompanhe as novidades do Consulado Geral da República Federal da Alemanha em São Paulo, pelo canal oficial no Facebook (facebook.com/consuladoalemanhasp/), pelo Instagram (@alemanhasp) e pelo Twitter (Alemanha_BR).

Em São Paulo, o Consulado da Alemanha realiza pela primeira vez uma semana de comemoração em alusão a Reunificação Alemã. As ações, que também têm como objetivo aproximar a cultura germânica dos brasileiros, apresentam o mote “Breaking the Wall – Like a German” e trazem curiosidades sobre o país nos canais sociais do Consulado Geral da República Federal da Alemanha em São Paulo.

O tema “Breaking the Wall – Like a German” surgiu do fato de que os alemães serem “especialistas” em quebrar o muro, em alusão à queda do Muro de Berlim – principal acontecimento da reunificação, e mostra o quanto estão interessados em mostrar como é a Alemanha atualmente, diferente dos estereótipos. “Fomos conhecidos por sermos reservados, inflexíveis e termos uma língua incompreensível. A Copa do Mundo no Brasil trouxe uma nova visão sobre os alemães. Queremos mostrar mais uma vez que somos amigáveis e divertidos, assim como os brasileiros, e surpreender com o que a Alemanha pode oferecer”, afirma o cônsul geral de São Paulo, Axel Zeidler. #BreakingTheWall #LikeAGerman

DEIXE UM COMENTÁRIO