A nova geração do choro conta com um expoente nativo, o grupo piracicabano Água de Vintém. No projeto Encontro Novos Chorões, os músicos locais se encontram com jovens e promissores instrumentistas que representam esse gênero musical genuinamente brasileiro. Todas as apresentações são gratuitas e acontecerão durante o mês de julho, às quintas e domingos.

Neste domingo (3/7), às 16h, o grupo Água de Vintém, formada pelos músicos Vitor Casagrande (bandolim), Saulo Ligo (cavaco), Guilherme Soares (violão), Marcus Godoy (violão de 7 cordas) e Xeina Barros (pandeiro), apresenta homenagem ao violonista Sérgio Belluco por meio de obras inéditas dessa referência da música piracicabana. O trabalho do grupo é baseado em trabalho de pesquisa e interpretação de grandes compositores do choro a uma sólida produção autoral.

Para o dia 10 de julho, também às 16h, o músico João Camarero, apontado pela crítica como um dos principais nomes da nova geração do violão brasileiro, se apresenta junto do grupo. Camarero estudou no Conservatório de Tatuí, na Escola Portátil de Música e já atuou ao lado de grandes nomes como Altamiro Carrilho, Leny Andrade, Yamandu Costa, Zélia Duncan e Nailor Proveta. Em 2015 foi vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2015 e como compositor tem parceria com Paulo César Pinheiro e Cristóvão Bastos.  

Leandro Oliveira, flautista piracicabano, será a atração no projeto Encontro Novos Chorões em 14 de julho (quinta). Oliveira tem formação pelo Conservatório de Tatuí e, como flautista principal da Orquestra Sinfônica Heliópolis, excursionou, em 2014, por seis países da Europa com o grupo Dois por Quatro, realizando shows e workshops de música brasileira. O show será às 20h na Comedoria do Sesc Piracicaba.

O trombonista e arranjador Allan Abbadia, que atualmente acompanha músicos como Germano Matias, Moacyr Luz e Tereza Gama e apresenta shows sobre o trombone e sua linguagem brasileira, é a atração do domingo de 17 de julho. A partir das 16h, o músico acompanha o grupo Águas de Vintém e mostra seu choro brasileiro que já circulou por países como Estados Unidos, Holanda, Inglaterra e Marrocos.

Para o dia 21/7, Paulinho Leme, pianista, acordeonista, compositor e educador musical com 20 anos de experiência, se apresenta no Encontro Novos Chorões, a partir das 20h. O instrumentista integra o quinteto instrumental Cincado e o grupo de choro Rabo de Gato e, por anos, tocou na orquestra André Marques e a Vintena Brasileira.

E o último show do Encontro será o grupo de Belo Horizonte, Toca de Tatu no dia 24 de julho, às 16h. A formação do grupo explora também outros gêneros e linguagens da música brasileira e tem como características marcantes o refinamento do timbre, o cuidado com os arranjos, a influência da música de câmara de concerto e a brasilidade da música popular.

AGENDA | Encontro Novos Chorões

Água de Vintém

Dia 3, domingo, 16h.
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.

João Camarero
Dia 10, domingo, 16h.
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.

Leandro Oliveira
Dia 14, quinta, 20h.
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.

Allan Abbadia
Dia 17, domingo, 16h.
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.

Paulinho Leme
Dia 21, quinta, 20h.
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.

Toca de Tatu
Dia 24, domingo, 16h.
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.
 

DEIXE UM COMENTÁRIO