Elisa Bracher no Paço Imperial

Grande mostra de uma das mais respeitadas artistas brasileiras contemporâneas traz obras inéditas entre desenhos, esculturas e instalação. 

Exposição com mais de 80 peças abre dia 23 de março e fica em cartaz até 29 de maio, no Rio de Janeiro.

Conhecida por atuar nos limites de escala, peso e equilíbrio, com obras monumentais, a paulista Elisa Bracher expõe no Paço Imperial. Artista multimídia, Bracher trabalha com gravura, escultura e desenho simultaneamente, como meios diferentes de uma mesma trama intertextual. A mostra “Anatomia da Flor” reúne 86 trabalhos, entre esculturas de pedra, grandes desenhos e uma instalação no pátio central do edifício. O destaque fica por conta de uma série inédita de desenhos de grande dimensão, onde a artista explora pela primeira vez o uso da cor. Tendo como curadora Elisa Byington, a exposição abre no dia 23 de março e fica em cartaz até 29 de maio.

D301Com um vasto currículo de exposições no Brasil e no exterior, essa é a segunda grande individual da artista no Paço Imperial. No Rio de Janeiro, Elisa Bracher expôs no MAM e em galerias, como Mercedes Viegas. Acostumada com materiais pesados como pedra, chumbo e madeira, a escultora e gravadora exibe pela primeira vez seus delicados desenhos vermelhos. “Na transparência do papel arroz, as obras evidenciam uma suavidade que sempre existiu no meu trabalho mas nunca foi tão aparente. São desenhos doloridos e delicados”, explica a artista.

No Paço Imperial, a exposição ocupa, além do Terreiro, no primeiro piso, o pátio central e os Pórticos. A exposição abre com um painel de 40 desenhos inéditos de cerca de 30 X 40 cm, que revelam o início do percurso de sete anos do trabalho no qual a cor foi um elemento guia pela primeira vez, além de 40 desenhos com mais de 2 metros. Complementam a mostra quatro esculturas: duas em granito rosa e duas em pedra e madeira, e mais uma escultura de grande porte, também em granito rosa, de 25 toneladas. No pátio principal do Paço, haverá uma instalação monumental feita em taipa de pilão (técnica construtiva que atravessa culturas e civilizações), material já usado por Elisa em museus e galerias em São Paulo.

Para a curadora, a atual série de pinturas vermelhas subverte as expectativas em relação ao aspecto arquitetônico-urbanístico dominante até então na obra da artista. “Elisa mostra um trabalho líquido, visceral, orgânico, tanto no encarnado dominante, quanto no amarelado fluido do verniz e das tintas pretas típicas da gravura, sobre o papel arroz. À diferença do trabalho que devia ser visto à distância, o atual invoca a proximidade absoluta”, explica Elisa Byington.

ELISA BRACHER (São Paulo – SP – 1965)
Escultora, gravadora e desenhista. É formada em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado – Faap, em São Paulo. Durante o último ano da faculdade, fez curso de gravura em metal com Evandro Carlos Jardim (1935). Começou a expor suas gravuras em 1988, na 8ª Mostra de Gravura da Cidade de Curitiba, Paraná. Participou da 9ª Mostra, dois anos depois, e conquistou o Prêmio Aquisição. Nesse mesmo ano, recebeu o Prêmio Brasília de Artes Plásticas – Medalha Miró/Picasso, no 12º Salão Nacional de Artes Plásticas, conferido pela Unesco. Em 1998, a editora Cosac Naify publicou o livro Madeira sobre Madeira, com texto de Rodrigo Naves, sobre sua obra. É autora de obras situadas em espaços públicos no Rio e em São Paulo, mas também em Essex (UK) e em Berlim (Alemanha). É fundadora do Instituto Acaia, organização social sem fins lucrativos que acolhe e oferece atividades socioeducativas a crianças, adolescentes e famílias financeiramente carentes em São Paulo.

SERVIÇO

ANATOMIA DA FLOR 
Artista: Elisa Bracher
Curadoria: Elisa Byington
Inauguração: 23 de março 
Horário: 18h30
Visitação: 24 de março a 29 de maio de 2016 
Local: Paço Imperial
Galerias: Terreiro, Pátio Central e Pórticos
Endereço: Praça XV de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro
Informações: 21 2215-2093
www.pacoimperial.org.br
Horário: de terça a domingo, das 12 às 19h
Produtora: Claudia Zarvos Consultoria e Design 
ENTRADA FRANCA 

DEIXE UM COMENTÁRIO