Editora Jaguatirica promove encontros sobre edição e literatura na Blooks Livraria

A editora Jaguatirica vai promover ao longo deste ano e de 2017 vários encontros sobre edição e literatura na Blooks Livraria, em Botafogo. Os encontros periódicos vão abordar temas desafiadores do mercado editorial com a participação de autores e agentes que atuam no universo do livro.  O objetivo dos encontros, segundo Paula Cajaty, editora e diretora da Jaguatirica, é proporcionar momentos de reflexão sobre temas atuais e novos caminhos para a produção literária.

Os encontros são destinados a jovens autores, profissionais do mercado editorial e interessados em literatura. “Desde 2014, livrarias e editoras estão cada vez mais compreendendo que é essencial tirar as pessoas do mundo virtual e trazê-las para o diálogo, para a interação presencial, apresentando debates ricos em espaços coletivos, com reflexões sobre os novos rumos da cultura e da informação.”

Os novos modelos editoriais, entre eles a autopublicação, serão tema da primeira série de debates que acontece no dia 19 de maio, como parte da programação do 1º Festival de Livrarias do Rio de Janeiro (de 1 a 31 de maio). Ainda como parte da programação do festival, o segundo encontro, que acontece no dia 25 de maio, abordará os sentimentos extremos que compõem os enredos literários, muitas vezes inspirados do cotidiano.

A cada mês serão divulgados os temas e datas dos próximos encontros que acontecerão na Blooks Livraria (Praia de Botafogo 316 – Espaço Itaú de Cinema).

Confira a programação dos próximos encontros da Jaguatirica na Blooks já confirmados:

19/05 – 19h – Edição e autopublicação: desafios e possibilidades
Soluções para melhorar a visibilidade e vendas de novos modelos editoriais e oself-publishing, que estão mudando as formas de ler, escrever, publicar e comprar livros.
Convidados: Leandro Müller, coordenador da pós-graduação em Edição e Gestão Editorial pelo Nespe/USU e autor de Como editar seu próprio livro; Paula Cajaty, autora e editora da Jaguatirica; Valéria Martins, jornalista e agente literária à frente da Oasys Cultural, autora de A pausa do tempo e do e-book A matéria dos sonhos (Jaguatirica); Carolina Herszenhut, organizadora do Guia O Cluster: cem criativos cariocas, publicado com uso de plataforma crowdfunding.

25/05 – 19h – Descontroles: Excessos e impulsos na vida e nos livros
A literatura se alimenta de atitudes perigosas para revelar as entranhas – nem sempre belas – da condição humana, enquanto o autoajuda propõe ao leitor a busca pela vida perfeita.
Convidados: Alexandre Kostólias, autor de Um breve suicídio em Viena, Rio em seis letras e Meu avô grego. Natália Alvitos, jornalista, repórter policial e autora deLavínia – no limite. Stella Rebecchi, empresária, terapeuta e autora de Fundo do céu – do fundo do poço à conquista da sobriedade.

Sobre a Jaguatirica

A Editora Jaguatirica foi criada em 2012 com a proposta de atender novos formatos editoriais para autores independentes, auxiliando-os e dando suporte em todo o processo de publicação e divulgação de suas obras. Possui catálogo com mais de uma centena de títulos impressos e digitais. Em 2016  lançou o Til, selo editorial voltado para a autopublicação, a fim de criar melhores condições para autores, driblando os altos custos de logística e distribuição.

Desde 2015 a editora atua no mercado editorial português por meio de seu escritório de representação em Lisboa. Em parceria com agentes literários, gráficas e editoras locais, a editora carioca tem sido uma ponte entre autores portugueses que almejam publicações no mercado brasileiro, e autores brasileiros que buscam visibilidade para sua obra nos mercados da Europa. Entre autores portugueses, já publicou o poeta António Carlos Cortez, O tempo exacto, e está trabalhando no novo livro do poeta Luís Filipe Cristóvão.

Conheça o catálogo e o conteúdo da editora Jaguatirica:

site: editorajaguatirica.com.br 

fb: fb.com/editorajaguatirica

insta: @editorajaguatirica

DEIXE UM COMENTÁRIO