Editora Autografia lança Ringues de Gênero

Obra de estreia de Pedro Pio reúne estudo de práticas esportivas e de gênero

Pedro Pio lança seu primeiro livro hoje, no Espaço Oito e Meio, que é uma pesquisa desenvolvida sobre o gênero na prática esportiva. “Ringues de Gênero: Representações sobre a Feminilidade entre Praticantes de Boxe”, além de ocupar espaço na antropologia brasileira ao abordar a atividade praticada por mulheres, mostra uma análise social pela perspectiva do esporte.

O autor, Pedro Pio.
O autor, Pedro Pio.

O escritor de 34, anos que também é antropólogo e jornalista, acredita que o assunto é um campo a ser explorado. “A grande motivação do meu livro é mostrar como as categorias referentes ao masculino e feminino são relativas. E a escolha do boxe foi um ótimo exemplo para mostrar como esses signos como agressividade, força, delicadeza, beleza, “borram” neste cenário”, explica.

Por meio da pesquisa, Pedro mostra que os esportes modernos, há mais de um século, têm sido uma arena de disputas de poder entre homens e mulheres. É justamente nesse ponto que o escritor pretende tocar. “A delimitação de sexo e gênero são construções sociais calcadas em instituições, como o machismo, o falocentrismo e a heteronormatividade. Homens cis/trans, mulheres cis/trans e todas as variações de gênero estariam em plenas condições de igualdade caso esses entraves não existissem”, indica.

O autor ainda traz algumas perguntas a serem discutidas no livro, como “que formas de ‘ser mulher’ entram em jogo nos ringues?” e “que gênero treina e sobe ao ringue com estas mulheres”. Procurando responder a estas questões, a contribuição mais evidente do presente livro situa-se no cruzamento dos estudos de práticas esportivas e de gênero, em um campo empírico. O livro é resultado da conclusão do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF) e que, como poder ver, pode ser tomado por diversos ângulos.  

Serviço:

Lançamento “Ringues de Gênero: Ringues de Gênero: Representações sobre a Feminilidade entre Praticantes de Boxe”

Autor: Pedro Pio

Editora: Autografia

Data: quinta-feira, 29 de setembro

Horário: 18h30

Local: Espaço Oito e Meio.  (Travessa dos Tamoios, 32 – Flamengo) 

DEIXE UM COMENTÁRIO