Economia criativa da capital e do interior do Rio é investigada em publicação lançada pelo SESI Cultural

Evento de lançamento no Teatro SESI Centro, terça-feira (24/5), terá palestra gratuita de Ana Carla Fonseca, consultora em economia criativa e negócios no setor

Ana Carla Fonseca (Divulgação)
Ana Carla Fonseca (Divulgação)

O SESI Rio lança o livro “Nos caminhos da Cultura – como o SESI Cultural está transformando a realidade das cidades” na terça-feira (24/5), às 19h, no Teatro SESI Centro. A publicação aponta como os projetos da instituição impactam na formação de plateia, na promoção de novos artistas e no fortalecimento de economias criativas em cidades do interior do estado e na Capital.

Na programação, Ana Carla Fonseca, consultora em economia criativa e PhD em Urbanismo pela USP, fará uma palestra sobre como transformar as cidades em lugares melhores para viver, por meio da cultura e da criatividade. Carla também é coordenadora de cursos de pós-graduação em economia, cultura e cidades na FGV/SP, naUniversidade Cândido Mendes/RJ e na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina). O evento é gratuito e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do evento. O Teatro SESI fica na Av. Graça Aranha 1, Centro do Rio. Mais informações pelo telefone: (21) 2563-4163.  

Livro SESI Cultural - Foto: Renata Mello
Livro SESI Cultural – Foto: Renata Mello

O livro teve a coordenação de conteúdo de Eliane Costa, curadora de diversos projetos ligados à produção cultural no Rio de Janeiro, e textos escritos pela jornalista Mayra Jucá. A publicação analisa quatro projetos do SESI Cultural: o “Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal”, que resgata a musicalidade e movimenta a economia de Bom Jesus do Itabapoana e região; o “Nasce uma Cidade”, projeto que inova a forma de apresentar ao público a história de Barra Mansa por meio de intervenções urbanas; o “Rede Criativa”, espaço de cocriação da classe artística de cada local onde o projeto está presente, e o “X-Tudo”, que ocorre em toda a rede de teatros SESI Rio e traz uma programação diversificada, com artistas de sucessos nacionais e profissionais locais das cidades onde o evento acontece.

O lançamento de “Nos caminhos da Cultura – como o SESI Cultural está transformando a realidade das cidades” percorre as cidades onde os programas da instituição acontecem e impactam fortemente na economia local. Em cada região, o evento é exclusivo com artistas, produtores, agentes e profissionais que fomentam a cultura local. Cidades como Rosal, distrito de Bom Jesus do Itabapoana, Barra Mansa e Campos já receberam o evento de lançamento. Jacarepaguá encerra a programação de lançamento do livro em 31/5.

 

SERVIÇO

EVENTO:  LANÇAMENTO DO LIVRO “NOS CAMINHOS DA CULTURA – COMO O SESI CULTURAL ESTÁ TRANSFORMANDO A REALIDADE DAS CIDADES” E PALESTRA COM ANA CARLA FONSECA

DATA E HORA: TERÇA-FEIRA, DIA 24/5, ÀS 19H

ENTRADA FRANCA: RETIRADA DO CONVITE 1H ANTES DO INÍCIO DO EVENTO. ESPAÇO SUJEITO A LOTAÇÃO.

LOCAL: TEATRO SESI CENTRO – AV. GRAÇA ARANHA 1, CENTRO, RJ

CONTATO: 2563-4163 ou cultura.arte@firjan.org.br

CLASSIFICAÇÃO: 16 ANOS

DURAÇÃO: 80 MIN