É Realizações Editora lança a segunda edição do livro As Ideias têm Consequências, de Richard Weaver

Em edição revista e ampliada, o clássico contemporâneo que impactou toda a geração de intelectuais do pós-guerra volta às livrarias

As Ideias tem ConsequenciasEm um livro que se tornou um clássico, Richard M. Weaver diagnostica impiedosamente as doenças de nossa época, oferecendo uma solução realista. Ele afirma que o mundo é inteligível e que o homem é livre. As catástrofes de nossa época não são produto da necessidade, mas de decisões pouco sábias. Uma cura, ele sugere, é possível. Ela encontra-se no uso correto da razão, na renovada aceitação de uma realidade absoluta e no reconhecimento de que as ideias – como as ações – têm consequências. 

Um dos grandes sábios conservadores da região Sul dos Estados Unidos, Weaver empreendeu em As Ideias Têm Consequências a valorosa tarefa de “analisar muitos traços da desintegração moderna” e de realizar “uma rigorosa análise de causa e efeito do declínio da crença em padrões e valores” a partir de uma causa primeira. Ele quis mostrar e compreender por qual razão “o mundo perdeu a sua essência mesmo que desejasse acreditar novamente no valor e no dever”. Contradição? Mais do que isso, um dilema crucial: o mundo ávido por crer no valor e no dever não estava “propenso a perceber como perdeu a sua crença nem a encarar o que deve aceitar para recuperar a fé em uma ordem de bens”.

A edição, revista e ampliada, conta com uma apresentação à edição brasileira por Bruno Garschagen.

 

Sobre o autor

Richard M. Weaver foi professor de língua inglesa na Universidade de Chicago, além de filósofo político, historiador das ideias, crítico cultural e autoridade em retórica moderna. Socialista na juventude, tornou-se conservador (por vezes classificado como “libertário-conservador”), embora sua tese de doutorado – sob a orientação de John Crowe Ransom, fundador do New Criticism – tenha sido uma crítica ao humanismo de Irving Babbitt. Fez estudos de pós-doutorado em Harvard, na Sorbonne e na Louisiana State University, onde foi colega de Eric Voegelin. Assinou o primeiro artigo da edição de estreia do periódico acadêmico Modern Age, fundado por Russell Kirk. Conservadores como William F. Buckley Jr. e o próprio Kirk foram assumidamente influenciados por escritos de Weaver.

As Ideias Têm Consequências – 2ª edição revista e ampliada
Autor: Richard Weaver
Tradução: Guilherme Ferreira Araújo
Apresentação: Bruno Garschagen
Editora: É Realizações Editora 
Preço: R$ 49,90
Nº de páginas: 208
Lançamento: junho de 2016

DEIXE UM COMENTÁRIO