É Realizações Editora lança o livro Gata em Telhado de Zinco Quente, A Descida de Orfeu, A Noite do Iguana, de Tennessee Williams

A obra é o quarto livro da Coleção Dramaturgia – Tennessee Williams e reúne três grandes sucessos do autor

CapaEste volume reúne três peças escritas quando Tennessee Williams já era uma celebridade reconhecida não só nos Estados Unidos, pelas montagens da Broadway, mas em todo o mundo pela adaptação de Um Bonde Chamado Desejo para o cinema: Gata em Telhado de Zinco Quente (1955), umas das mais famosas do autor, que lhe rendeu o segundo Prêmio Pulitzer da carreira. A Descida de Orfeu (1957), peça sobre liberdade artística e espiritual, mas também sobre o racismo e a intolerância, que conta a história da chegada de Valentine Xavier a uma cidade do Delta do Mississípi. E A Noite do Iguana (1961), que se passa em uma pousada para turistas em Puerto Barrio, no México, e dialoga principalmente com o conto homônimo do mesmo autor, além de ter sido considerada o último grande sucesso comercial de Tennessee na Broadway.

Com introdução geral da professora Maria Sílvia Betti e tradução do Grupo Tapa praticamente pronta para ser encenada, as três peças deste volume tiveram adaptações para o cinema. Gata em Telhado de Zinco Quente foi adaptada com o título Gata em Teto de Zinco Quente pelo diretor Richard Brooks para o cinema em 1958, com Elizabeth Taylor e Paul Newman no elenco. A Descida de Orfeu por Peter Hall em 1990. A Noite do Iguana foi adaptado para o cinema por John Huston, com Ava Gardner no papel de Maxine Faulk.

Sinopse de cada peça:
Com sua inebriante mistura de sexo, ganância, frustração e traição, Gata em Telhado de Zinco Quente é considerada um dos grandes marcos do teatro norte-americano e mundial do século XX. A história de uma família sulista em crise, reunida para o aniversário do Paizão, é uma obra impetuosa sobre a tragédia humana, e continua tão poderosa e relevante hoje em dia quanto no ano de sua estreia. 

Quando o carismático Valentine Xavier chega a uma cidade do Delta do Mississípi com seu violão e sua jaqueta de couro de cobra, em A Descida de Orfeu, ele se torna um gatilho para o ódio e um ímã para três almas párias: Lady Torrance, que cuida da loja de conveniências que leva seu sobrenome, a exótica Carol Cutrere e a visionária religiosa Vee Talbot.

Em A Noite do Iguana a viúva Maxine administra um hotel em um penhasco mexicano com vista para o Pacífico no qual se reunirão para uma noite chuvosa e turbulenta o Reverendo Shannon com seu grupo de harpias texanas em uma excursão guiada, a autointitulada solteirona da Nova Inglaterra Hannah e seu avô de noventa e sete anos, “o mais velho poeta em atividade”, uma família de grotescos alemães em veraneio, e um iguana atado com um pedaço de corda pelo pescoço à varanda. 

Sobre o autor
Tennessee Williams (1911-1983) foi um dos maiores nomes do teatro do século XX e de toda a história da dramaturgia americana. Foi premiado com o Pulitzer, o New York Drama Critics’ Circle e o Tony Award, entre outros dos mais importantes prêmios do teatro mundial. Um dos autores com maior número de obras adaptadas ao cinema em todo o mundo, recebeu do presidente Jimmy Carter a Presidential Medal of Freedom. Suas mais de cem peças o revelam como um fino psicólogo da cultura americana de sua época. Suas peças registraram de forma sensível e crítica as ressonâncias psicossociais e afetivas de algumas das importantes transformações históricas e comportamentais em sua época, criando para isso soluções formais e estilísticas que marcaram decisivamente jovens dramaturgos em formação tanto nos Estados Unidos como em outros contextos.

Tennessee escreveu também contos, romances, poesia, ensaios, roteiros cinematográficos e um volume de memórias, mas foi seu trabalho dramatúrgico que fez dele não apenas um dos nomes mais centrais do teatro no século XX, mas também um dos autores com maior número de adaptações para o cinema em todo o mundo.

Ao longo de sua carreira profissional, que se estendeu do final dos anos 1930 até sua morte, em 1983, ele recebeu praticamente todos os principais prêmios destinados ao setor teatral nos Estados Unidos e no mundo.

Título: Gata em Telhado de Zinco Quente, A Descida de Orfeu, A Noite do Iguana
Autor: Tennessee Williams
Tradução: Augusto Cesar dos Santos / Grupo Tapa
Editora: É Realizações Editora 
Preço: R$ 99,90
Nº de páginas: 512

DEIXE UM COMENTÁRIO