Durante Paralimpíadas, Rio tem programação sobre diversidade e inclusão

Desfiles, peças e oficinas gratuitas durante o mês de setembro

Em sua terceira edição, Diversidade nas Artes “Mostra Inclusiva de Moda e Teatro” completa a programação Cidade Paralímpica no Rio de Janeiro durante todo o mês de setembro, proposta da Prefeitura do Rio de Janeiro junto a Secretaria Municipal de Cultura. Ao todo, cinco atividades debatem e trazem à tona questões sociais e inclusivas.

Com roteiro diversificado, a Mostra é idealizada pela multiartista Carina Casuscelli, que desenvolve trabalhos híbridos com artistas com e sem deficiência há mais de dez anos, sendo reconhecido com prêmios internacional e nacional. 

 No início do mês, as oficinas iniciam o projeto durante os dias 6 a 10 com performance Experimento x Vozes da Loucura, das 17h às 19h, Lab 3. Classificação 16 anos. Em seguida, no dia 12, às 20h, no centro cultural Oi Futuro, no Flamengo, acontece o desfile “A moda está em baixa – pela democracia dos corpos”, protagonizado por modelos com nanismo.  Com chave de ouro, a peça “Deuses Máquina ParaOlímpicos” encerra a programação contando a relação fictícia de deuses com deficiências e a humanidade – dia 15, às 20h30 e dias 16 e 17 às 19h, no Teatro Alcione Araújo. Classificação 18 anos.

* A Programação acontece no Biblioteca Parque Estadual; Av. Presidentes Vargas, 1261, Centro.

Com direção de Carina Casuscelli peça inclusiva “Deuses Máquina Paralímpicos” chega ao Rio de Janeiro
Projeto acontecerá através do Fomento Cidade Olímpica na linha Artes sem Limites
 
Após o sucesso arrebatador de “Barulho D ‘água” – peça com texto do renomado autor italiano Marco Martinelli que narra a travessia de refugiados africanos no Mar Mediterrâneo, que segue em cartaz em São Paulo – a diretora Carina Casuscelli aterrissa em terras cariocas com o projeto  “Diversidade nas Artes – Mostra Inclusiva de Moda e Teatro”, através do Fomento Cidade Olímpica na linha Artes sem Limites, e traz para o teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque, no centro da cidade, entre os dias 15 e 17 de Setembro, a montagem inédita “Deuses Máquina Paralímpicos”.
 
A peça, que terá entrada gratuita, conta com os atores Marcos Abranches, Ana Oliveira, Tânia Camargo e Rafael Meurer compondo o elenco. No palco, Deuses do Olimpo, como Afrodite – representada pela atriz com nanismo Ana, Zeus – vivido pelo bailarino e performer com paralisia cerebral Marcos e Oraculo interpretado pela performer surda Tânia desenvolvem a saga de heróis em conflitos complexos e intensos.
 
“Essa peça é um projeto no qual eu acredito muito. É perturbadora, verdadeira, transformadora, intensa e necessária. Estou muito feliz em poder trazê-la para o Rio de Janeiro, sobretudo, neste momento em que a cidade tem olhado e vivido tantas adversidades”, destaca Carina Casuscelli.
 
O teatro Alcione Araújo fica na Avenida Presidente Vargas, número 1.261 – Centro, Rio de Janeiro 
 
SERVIÇO:
 
Peça: “Deuses Máquina Paralímpicos”
Data: 15, 16 e 17 de Setembro – Quinta à Sábado: Quinta às 20h30  ; Sexta e Sábado às 19h
Valor: Entrada gratuita

DEIXE UM COMENTÁRIO