Donatinho, Facção Caipira e muito mais no Festival Superdose 

Facção Caipira (foto: Caio Talask)
Facção Caipira (foto: Caio Talask)

A força de uma nova geração de artistas autorais é o mote do Festival Superdose, que ganha uma segunda edição neste sábado (07/11). A partir das 19h, o Estúdio Floresta recebe no palco alguns dos principais nomes da nova cena musical, especialmente a carioca. Donatinho, Astro Venga, Facção Caipira, Aline Lessa, Aloizio, Netuno e Umporëmdois são as atrações do line up. 

A ideia é levar para perto do público a qualidade musical que já figura na websérie Superdose. O programa abriu espaço para uma nova gama de artistas apresentarem seus trabalhos originais. Canto Cego, João Capdeville, Duda Brack e Beach Combers estão entre alguns dos nomes que já passaram pelo canal no YouTube (http://youtube.com/programasuperdose). Agora, a música ganha forma com shows de artistas que já conquistaram seu espaço na cena musical. 

Donatinho vai apresentar “Zambê”, disco que levou o Prêmio da Música Brasileira de Álbum Eletrônico. O trabalho reuniu house, electro, trip hop, hip hop e dub usando sintetizadores, pianorhodes, baixo synth e programações. Tudo isso bebendo de influências como samba, choro, moda de viola caipira, côco, ponto de candomblé, canto indígena e o carimbó.  

A mistura também é o ponto de partida da Facção Caipira. Após participar do programa Superstar, da Rede Globo, a banda natural de Niterói lançou o disco “Homem Bom”  e está em turnê pelo Brasil. Se inspirando em fontes como o blues e o bluegrass, a Facção incorporou o folk nordestino para criar uma sonoridade própria que traz toda a energia do rock n’ roll na voz e guitarra de Jan Santoro, na gaita de Daniel Leon, na bateria de Renan Carriço e no baixo de Vinícius Câmara. 

Essa experimentação faz parte do som da Astro Venga, uma banda móvel-sustentável. A afinidade musical do trio formado por Antônio Paoli (baixo), Christian Dias (guitarra) e Tutuka (bateria) se mostra na execução de temas nacionais e internacionais, em versões autênticas. 

A noite traz também o show de Aline Lessa, que trabalha seu primeiro álbum solo, homônimo. A cantora e compositora vai apresentar uma nova sonoridade após tocar em festivais comoLollapalooza Brasil e SXSW, no Texas, com sua primeira banda, a Tipo Uísque. Aline traz novas influências, mais caseiras, às quais incorporou seu treino de violino, piano e a participação em corais, para compor novas canções. 

Vindo de São Paulo, a Aloizio mescla suas raízes de samba, pop, blues e rock no disco “Esquina do Mundo”. O cantor e guitarrista é acompanhado por Pedro Broggini (baixo/voz), Samyr Aissami(bateria) e Felipe Fernandes (teclado/guitarra). 

Completam o line up o rock eletrônico, dub e trip hop da Netuno, cujas inspirações vão de Radiohead a Bob Marley; e a Umporëmdois, que desde 2008 busca uma identidade de experimentação sonora e liberdade criativa. A banda é formada por João Medeiros (guitarra, keytar e voz), Sasha Lazarev (guitarra e voz), Conde Güttler (baixo e voz), Pedro Braga (bateria e voz). 

O Festival Superdose já tem ingressos à venda pelo site: http://migre.me/rOPRU 

Serviço 
Dia: 7 de novembro de 2015 
Horário: 19h – 01h 
Local: Estúdio Floresta – Ladeira dos Guararapes, 115 – Cosme Velho – Rio de Janeiro/RJ 
Preço: 
R$ 20,00 antecipado 
R$ 25,00 na hora

DEIXE UM COMENTÁRIO