Domingos regados à cerveja e arte no Mironga

Restaurante de Luíz Varejão convida Ricardo Lapeyre e Rafael Cavalieri para aguçar o paladar dos comensais com menu harmonizado

Tarte au Limon (foto: Lipe Borges)
Tarte au Limon (foto: Lipe Borges)
Rafael Cavalieri, Ricardo Lapeyre e Luis Mironga (foto: Lipe Borges)
Rafael Cavalieri, Ricardo Lapeyre e Luis Mironga (foto: Lipe Borges)

Uma parceria que promete dar o que falar vai agitar o centro da cidade no próximo mês. O restaurante Mironga, do restaurateur Luiz Varejão irá oferecer menu harmonizado com cervejas artesanais (R$ 115,00) aos domingos, a partir do dia 8 de maio. Serão cinco semanas de sabores assinados pelo premiado chef Ricardo Lapeyre, da Brasserie Lapeyre, e de bons goles escolhidos pelo  sommelier Rafael Cavalieri. Os encontros prometem desmistificar a cozinha francesa e apresentar o novo universo das cervejas. O entretenimento conta com mais um belo atrativo: arte! Para começar, o prédio do restaurante foi construído na abertura da antiga Avenida Central, em 1904. Tombado pelo Patrimônio Histórico, está no coração da nova região que surge com o Porto Maravilha, onde está localizado o Museu do Amanhã, e o Mosteiro de São Bento. O restaurateur ainda reserva mais uma surpresa: a obra Panacea Phantastica, um conjunto de azulejos que retratam 50 tipos de plantas alucinógenas de diversas partes do mundo, o mesmo que está no Centro de Arte Contemporânea em Inhotim, de sua irmã, a artista Adriana Varejão.

Steak tartare (foto: Lipe Borges)
Steak tartare (foto: Lipe Borges)

Para estrear o menu especial, que compreende entrada, prato principal e sobremesa,  Ricardo prepara uma deliciosa Terrine, um patê de campagne, à base de carne de porco, fígado de galinha e grãos de pimenta do reino, de sabor suave e ao mesmo tempo marcante. Como prato principal será servido um Steak au poivre, com três fatias de tenro filet mignon, regado por um molho perfumado à base de conhaque e grãos de pimenta do reino, escoltado pela cremosidade irresistível das batatas Dauphine, uma mistura de pate a choux e purê de batatas. Para adoçar o menu, uma Éclair de café. Na segunda semana, o cardápio começa com um saboroso Paté em croute, uma mistura de carne de coelho e pistache envolta em uma crosta de pão feito na casa. Em seguida, o comensal poderá apreciar uma macia Fraldinha com molho béarnaise e batata pont noeuf, um receita clássica francesa de batatas cortadas em palitos grossos, crocantes por fora e macias por dentro. A experiência é finalizada por uma tartelete de limão, feita com uma crocante massa básica de tartelete e amêndoas trituradas, recheada com um levíssimo creme de limão e coberta com merengue francês. Na terceira semana uma Galantine de pato será servida como entrada. Uma suculenta receita de peixe à la Niçoise, corte de 180 grs de peixe sobre cama de fondue de tomates cozidos lentamente com especiarias, azeitonas e salpicado de legumes, é a estrela do dia. O almoço finaliza com a doçura de uma fantástica tartelete de morangos. Na quarta semana o chef apresenta um  apetitoso Steak Tartare, servido com saladinha verde e batata frita de maciez única. O prato principal será um corte especial de carne e para sobremesa Lapayere preparou um delicado crème brulée, com a tradicional crosta de açúcar. E a última semana promete sabores igualmente incríveis: para começar uma macia e cremosa brandade de peixe, como prato principal o chef apresenta a Carbonade Flamande , espécie de guisado de carne meio agridoce e apimentado, com sabor marcante, servida com batatas fritas. E para deixar  todos com um sabor de quero mais, um tradicional mil folhas francês encerra esta deliciosa experiência gastronômica.

Terrine de coelho (foto: Lipe Borges)
Terrine de coelho (foto: Lipe Borges)

Na composição do menu, Rafael Cavalieri elaborou harmonizações confortantes e instigantes com cervejas artesanais produzidas no Rio de Janeiro. Entre as esolhas estão rótulos das cervejarias Noi e Mistura Clássica e W Kattz.

Mironga
Avenida Rio Branco, 19 – Centro
Reservas para os horários de 12:30 e 15:00
Telefone para reserva: 21 2518-7727.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui