Do lado de dentro, do lado de fora

Exposição de fotografias de Sammi Landweer

O fotógrafo holandês Sammi Landweer visitou o Centro de Artes da Maré, no bairro da Nova Holanda, na Maré, durante vários anos e acompanhou de perto os ensaios da Lia Rodrigues Companhia de Danças, que trabalha diariamente no local. Ao mesmo tempo, ele percorreu as ruas nos arredores do Centro de Artes e fez retratos dos moradores.

O resultado deste trabalho pode ser visto na exposição Do lado de dentro, do lado de fora, que reúne 22 fotos p&b, 40cmx 60cm, e será inaugurada no sábado, 8 de agosto, para convidados, e na segunda-feira, 10 de agosto para o público. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, a entrada é franca.

“Eu estive em muitas ocasiões no Rio de Janeiro e no Centro de Artes da Maré. Ao longo dos anos e de minhas visitas, tirei milhares de fotos dos bailarinos e das coreografias da Lia Rodrigues Companhia de Danças. Sempre em busca não da foto perfeita em sua nitidez, cor ou composição, mas de algo que poderia ser chamado do âmago desse trabalho. Sentia que cada coreografia e cada bailarino tinham o seu próprio segredo, e o meu desafio era descobri-lo e expô-lo sem violar sua intimidade. Com a mesma abordagem e o mesmo cuidado, percorri a favela, armado com minha câmera em busca de imagens, expressões, retratos. 

Do lado de dentro, do lado de fora (1)-de Sammi Landweer

Como esses mundos tão profundamente opostos à primeira vista poderiam coexistir? Um dia, folheando meus arquivos de fotos, essa resposta apareceu claramente diante dos meus olhos gravada nas imagens que eu havia capturado. Era como se o mundo do lado de fora dessas portas enferrujadas estivesse refletido do lado de dentro. 

Como se cada movimento que emanava da favela encontrasse seu eco no movimento dos bailarinos. Essa perfeita intimidade criava uma sintonia própria e uma convergência entre vidas aparentemente tão distantes, como se formassem apenas uma.”, escreveu Sammi Landweer.

Do lado de dentro, do lado de fora foi mostrada pela primeira vez no Teatro Jean Vilar de Vitry- sur-Seine, França, em 2013.  Nesta montagem, no Centro de Artes da Maré, contou com o apoio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro e da Fundação Príncipe Claus.

Do lado de dentro, do lado de fora (4)-de Sammi Landweer

Do lado de dentro, do lado de fora
Exposição de fotografias de Sammi Landweer
De 10 de agosto a 25 de setembro, de segunda a sexta, das 12h às 18h.

CENTRO DE ARTES DA MARÉ
Rua Bittencourt Sampaio, 181, Nova Holanda, Maré (terceira rua à direita depois da passarela 9 da Av. Brasil, sentido Centro-Zona Oeste)
Tel. (21) 3105-7265.
Entrada franca

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui