Diário de um louco

Com adaptação livre e direção de Renato Carrera, Diário de Um Louco, do escritor russo Nikolai Gogol estreia curta temporada de 7 a 18 de outubro no Teatro Ipanema.  Com música ao vivo, cada um dos16 atores recém-formados pela CAL acrescentam um texto próprio à montagem.

Na adaptação contemporânea de Carrera atores interpretam loucos encenando Diário de Um Louco, de Gogol que é uma aventura invulgar vivida por um funcionário atormentado que, perdido de amores pela filha do diretor e condenado, por vezes, a “ouvir e ver coisas que ainda ninguém viu nem ouviu”, decide perseguir o animal de estimação da moça, “a ver o que é que ele pensa. ” Cada um desses “loucos” interpreta um texto criado pelo ator que o interpreta, baseado em suas vivencias e em seus anseios. Na leitura deste diário, misturam-se o real e o fantástico, o normal e o patológico, o razoável e o delírio.

Ao mesmo tempo, com direção musical de Adriano Sampaio e Pedro Costa do Rio Maracatu – grupo formado por músicos pernambucanos e cariocas fundado em 1997 e que desenvolve um trabalho de pesquisa e execução de ritmos, cantos e danças tradicionais brasileiras – o elenco toca percussão dando um colorido especial ao espetáculo.

 

O DIRETOR:
Ator, diretor e dramaturgo, Renato Carrera destaca-se na cena teatral carioca por trabalhos em que mantém uma ligação direta com o teatro contemporâneo e suas questões quanto à interpretação, o espaço cênico, a relação física entre ator, público e a cena a partir da construção psíquica dos personagens, associando o trabalho aos fatores sociais no Brasil e no mundo de hoje.

Entre os trabalhos mais importantes de Carrera estão como diretor, Savannah Glacial de Jô Bilac, montagem que foi enorme sucesso de crítica e público, e ganhou o prêmio Shell de melhor texto em 2010 e, mais recentemente, Assassinas Por mor que recebeu o Prêmio Myriam Muniz. Como ator, protagonizou o aclamado Senhora dos Afogados, com direção de Ana Kfouri, em 2010. No momento está em cartaz com Abajur Lilás de Plínio Marcos, que faz parte do projeto Os Proibidos, coordenado por Aderbal Freire Filho.

Ficha Técnica:

Direção – Renato Carrera

Elenco Thais Gusmão, João Antônio Santucci, Raquel Masuet, Camila Ruy, Pedro Alves, Paula Malheiros, Gabriel Flores, Caio Pasqualini, Raissa Guerra, Laís Moss, Katerina Amsler, Deborah Amaa, Tarcísio Junior, Bruna Villela, Lunardo Giordani e Caio David

Diretor Assistente, Preparação Corporal e Direção de Movimento – Felipe Koury
Direção Musical – Adriano Sampaio e Pedro Costa
Iluminação – Renato Machado
Cenário – André Sanches
Figurinos – Maria Duarte
Voz – Renata Frisino
Assistente de produção – Pedro Mussi

SERVIÇO:
DIÁRIO DE UM LOUCO, Nikolai Gogol
Local: Teatro Ipanema – Rua Prudente de Morais 824 – Ipanema
Tel.: 2523 9794
Temporada: 7, 10, 11, 14, 17 e 18 de outubro.
Horário: Quartas-feiras às 20h e sábados e domingos às 17h.
Preço único: 30 reais
Classificação etária: 16 anos
Duração: 90 minutos

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui