Design, Gastronomia & Primavera

O Mercado reúne moda, gastronomia, diversão e flores na sua edição de setembro

Nos dias 17 e 18/9 O Mercado dá as boas-vindas a estação mais charmosa do ano em uma edição bem florida no Solar das Palmeiras, um casarão de fachada cor salmão data de 1806 e é uma atração por si só.

A diversidade e criteriosa curadoria são marcas registradas do evento, que levará mais de 60 chefs, pequenos produtores, designers, artistas e estilistas independentes para um final de semana de muita arte, moda e gastronomia. “Buscamos sempre ter uma variedade grande de produtos originais com preços justos. Nosso objetivo é atender quem procura peças criativas e fora do eixo da moda massificada, diferente das encontradas em lojas e shoppings. ” diz Je Muniz, uma das produtoras do evento.

A proposta “compre de quem faz” tem atraído muito os cariocas que buscam, principalmente, originalidade e criatividade nos produtos. Para atender essa expectativa mais de 30 profissionais de moda, arte e design preparam novidades exclusivas para o evento com o lançamento das primeiras peças das Coleções Primavera/Verão, além de um “bye bye” para coleções passadas com descontos.

A marca de moda feminina by Nathalia Otero, por exemplo, se despede da coleção passada com descontos de até 50%. Já a Isaac chega com as primeiras peças da próxima estação: “Vamos levar ao evento 20 novas modelagens. Na estamparia apostamos em araras, flores, beija-flor, rosas e aplicações em renda” destaca Carlos Oliveira, responsável pela marca.

Quem busca arte e decoração também verá muitas novidades por lá. Eduardo Mendoza, arquiteto e fotógrafo, expõe das suas fotos que mostram ângulos incomuns do Rio, e Durval Amorim levará a série “Rio de Bike” que também ilustra nossa cidade, além dessa o artista conta com outras ilustrações em aquarela impressas em postais, jogos americanos e telas. Para quem deseja colocar a mão na massa a Oficina021 lançará uma luminária toda de encaixe para montar, um formato que já faz sucesso com outros produtos da marca como animais a aviões para decoração.

A preocupação com a qualidade e origem dos produtos dão o tom à Gastronomia, carro chefe das edições em Botafogo.  A produtora Clarissa Muniz comenta “Conseguimos reunir uma grande variedade de opções gastronômicas com profissionais de primeira. Pensamos em cada detalhe para atender os visitantes com qualidade e um cardápio amplo, por isso além da já tradicional combinação hambúrguer + cerveja artesanal apostamos também em cozinha regional brasileira e internacional”.  

As marcas já confirmadas de gastronomia mostram essa variedade no cardápio, que é impresso e distribuído aos visitantes para que possam escolher com conforto. Entre as opções pizza com queijo canastra, melado e pimenta do reino do Zeppe, vinagrete de polvo com perfume de tangerina e torradas de alho com salsinha do Chef Gustavo Fonseca, coxinha de caranguejo da DuSal, sanduíche de alcatra suína, abacaxi tostado, mostarda e mel do Hagar, acarajé da Entre Nós e os suculentos hamburgers do Speedy Joe.

Para acompanhar chopps artesanais 2Cabeças e Irada!, que também disponibilizam garrafas de cerveja para quem deseja levar para casa, drinks, sucos naturais, vinho e café com grãos moídos na hora. Quem deseja algo diferente do famoso expresso pode aproveitar para provar a bebida que mistura cappuccino, leite condensado, canela e whisky do Café Panorama.

As opções de sobremesa também são variadas, desde os brigadeiros gourmet da We Love Brigadeiro até o Medovník (torta de mel, creme de doce de leite e nozes) da Czech it out food, especializada em doceria da República Tcheca, passando por brownies, cupcakes, macarons e cookies.

Os preços variam de R$ 1 (as famosas balas de caramelo salgado da Santo Favo) e vão até R$25. E o melhor, com a opção de levar para casa! Todos os participantes têm embalagens próprias para viagem, e muitos vendem ingredientes, molhos e temperos, como os risotos desidratados, azeites e sais temperados da Soloriso, os pães frescos do pessoal do O Pão, queijos, lombos defumados, manteigas e cachaças do Empório São Roque, geléias, molhos e conservas do Dilícia Artesanal.

Para dar boas-vindas a primavera o evento contará com um espaço especial nessa edição, com venda de flores, plantas e mudas de temperos. Assim quem passar por lá poderá fazer suas compras completas, levando para casa produtos, ingredientes e um pouquinho da estação que chega.

O evento é #DogFriendly (o que significa que cachorros são bem-vindos), conta com serviço de valet na porta, grade para prender sua bike, fácil acesso de ônibus ou metrô e estacionamento perto. E os aficionados pelo jogo mais comentado do momento, Pokémon Go, terão mais um bom motivo para ir: o evento fica localizado entre 2 Pokestops! Para dar uma força na caçada a Produção do evento garantiu 4 horas de lure por dia no final de semana.

Quem curte a página do evento no Facebook (facebook.com/estilistasindependentes) ainda pode resgatar um voucher de 10% de desconto para usar nas suas compras.

O Mercado fomenta o comércio justo e a economia criativa no Rio, tem entrada gratuita e diversão garantida com curadoria musical dos Djs Gustavo Ferrato e Tulio Araujo.

Serviço
O Mercado
Dias: 17 e 18 de Setembro
Horário: 13 às 21h
Local: Solar das Palmeiras (Rua das Palmeiras, 35 – Botafogo)
*Entrada Franca – Classificação Livre

 

DEIXE UM COMENTÁRIO