De graça e com tradução simultânea em Libras, Largo do Machado recebe atrações circenses no próximo final de semana

“Levar o teatro para as ruas significa devolvê-lo ao seu lugar de origem recuperando sua natureza de atividade pública que se realiza nos espaços abertos das cidades” Amir Haddad

foto: Bruna Prado
foto: Bruna Prado

O grupo Off-Sina prepara apresentações especiais para o próximo fim de semana, gratuitamente, no Largo do Machado, a “segunda casa” dos palhaços do Rio de Janeiro. No sábado (dia 17), às 16h o Grupo começa as atividades com a roda de palhaços e apresenta os espetáculos “5 em 1” e “Vai começar o teteretetê”, enquanto no domingo (dia 18) haverá a ocupação cultural com os espetáculos “Trecos-Trecos” e “E o palhaço o que é”, a partir das 11h, com tradução simultânea em Libras.

Novidade para o público do Largo do Machado, o espetáculo “Trecos e Trecos”  tem apresentação prevista para as 11h do domingo e é uma ação de arte pública, composta por um repertório de espetáculos artísticos (trecos), que foram concebidos a partir de indagações e das inquietações de artistas dos grupos Bando La Trupe (Natal – RN) e Cervantes do Brasil (Icapuí – CE). Uma combinação de quatro números diferentes de palhaçaria,  “Trecos e Trecos” traz às ruas espetáculos e intervenções que já tinham sido encerrados, que estavam guardados na memória.

Logo em seguida, o Grupo Off-Sina apresenta ao público o espetáculo “E o palhaço o que que é?”,  um repertório de reprises tradicionais dos palhaços de picadeiro, resgatadas através da tradição oral circense.

“E o palhaço o que é?” fala sobre o maior representante do circo – o palhaço – e vem mostrar o seu significado nas artes cênicas. Aborda de forma lúdica e poética o universo circense, representado pelos palhaços Café Pequeno e Currupita (Richard Riguetti e Lilian Moraes, respectivamente), que realizam um roteiro de reprises (cenas cômicos de picadeiros), embalados pelo poema “Para quem não sabe” de Morgana Massetti.

A apresentação tem com o objetivo valorizar a linguagem artística do circo, com foco na figura do palhaço brasileiro. O espetáculo faz parte do projeto “Palhaço na Praça”, organizado pelo Grupo Off-Sina, que entre outras atividades, realiza apresentações de teatro na rua e circo em praças públicas.

Sobre a ESLIPA

A ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS é um espaço de novos conhecimentos e troca de saberes sobre o ofício do palhaço, fundada em 2012 pelo casal de artistas Richard Riguetti e Lilian Moraes, que formam o Grupo Off-Sina. Tem como foco a qualificação e o aperfeiçoamento artístico e técnico de artistas que atuam com a linguagem do palhaço em diversos espaços cênicos, bem como artistas interessados em aprofundar/desenvolver uma pesquisa sobre a arte da palhaçaria.

Com o propósito de elaborar um programa inovador e criativo, que permita uma elevada percepção estética e uma renovação qualificada da cena integram o time de mestres da ESLIPA importantes profissionais de circo, teatro e música, entre eles Pepe Nuñez, Lily Curcio, Esio Magalhães, Teófanes Silveira e Ricardo Puccetti. 

Serviço:

DIA 17/09

RODA DE PALHAÇOS com a Eslipa e o Polo Carioca de Circo GRUPO OFF-SINA

16 horas – Espetáculo “5 em 1” com Adriano Lima, Alice Tibery, João Osmar, Marcelo Burger, Jailson Santos, Jairo Santos, Angélica Nunes e Tiago Carva.

17 horas – espetáculo “Vai começar o teteretetê” com Adriano Mauriz, Aldrey Rocha, Alexandre Lavorini, Aline Barbosa, Ana Oliveira, Anthony Brito, Benedito Hermano, Denise Bruno, Eduardo Amaral, Fábio Venturini, Flávio Gomes, Gerson Bernardes, Iúri Gebara, Jessé Cabral, Jimmy Charles, Lautaro Escola, Letícia Marins, Luciene Oliveira, Meyri Castro, Pedro Fontana e Satim.

Local: Largo do Machado, Próximo ao chafariz.

ENTRADA FRANCA

DIA 18/09

 OCUPAÇÃO CULTURAL LARGO DO MACHADO

11 horas – espetáculo “Trecos-Trecos” com Junio Santos e Fillipo Rodrigo

12 horas – espetáculo  “E o palhaço o que é” com Lilian Moraes e Richard Riguetti

Largo do Machado, próximo ao chafariz.

ENTRADA FRANCA

DEIXE UM COMENTÁRIO