Curso Empreendedor Cultural

Como produzir e viver da arte, mesmo em tempos de crise? No curso Empreendedor Cultural, você vai trocar informações e aprender com quem viabiliza projetos culturais com sinergia nas áreas social, ambiental, educativa e turística há 25 anos. A sua ideia, o seu projeto, será discutida nas aulas e também em consultorias específicas.

O Empreendedor Cultural, curso ministrado desde 1997, evoluiu para ampliar ainda mais suas interfaces com o universo da Economia Criativa. As aulas inauguram a plataforma Cursos Cidade Viva, que se beneficia da expertise de colaboradores ligados à Rede ICCV para compartilhar conhecimento. O primeiro módulo começa em 1º de outubro e vai apresentar oportunidades que estão aí aguardando novos projetos, mesmo em momentos críticos da economia.

Os encontros

  • Engenharia Cultural – Como transformar ideias em projetos e projetos em realidade, com Fernando Portella (1/10)

Trabalhe o Ciclo da Produção Cultural entendendo todas as suas fases: Criação, Planejamento e Mercado e tire o seu projeto do papel.

  • Como elaborar projetos culturais diferenciados e negociar com a personalidade do patrocinador, com Mário Margutti (8/10)

Crie projetos com estratégias de Marketing Cultural e aprenda a negociar com eficácia com quem decide o patrocínio nas empresas.

  • Gerenciamento de projetos: dos objetivos propostos às tarefas e prazos da execução, com Zeca Barros (15/10)

Um projeto bem elaborado não é garantia de uma boa execução. Saiba como se instrumentalizar para gerenciar bem o seu projeto, do kickoff às entregas finais.

  • Gestão financeira: os números humanizados, com Francis Miszputen (22/10)

Vamos desmistificar a elaboração e o controle do orçamento, garantindo que o dinheiro vai durar até a completa execução de todos os objetivos.

  • Rodada de Negócios e Debates de Projetos (29/10)

Conheça a política e os profissionais de patrocínio das empresas, discuta seus projetos e compartilhe suas ideias com os demais participantes.

Rodada de Negócios e Debates de Projetos
Serão cinco encontros, sempre aos sábados de outubro, incluindo a Rodada de Negócios e Debates de Projetos: uma vantagem que somente os alunos matriculados em dois ou mais módulos do curso Empreendedor Cultural poderão usufruir. Na Rodada, os participantes irão debater seus projetos em uma mesa redonda com a presença de representantes de grandes empresas patrocinadoras e dos professores do curso.

Blog do curso
Os participantes do Curso Empreendedor Cultural terão acesso a uma área exclusiva no site http://institutocidadeviva.org.br/cursos/ com bibliografia indicada pelos professores, material apresentado em sala de aula, conteúdos abordados durante os nossos encontros e informações sobre o mercado cultural. 

Público-alvo
Promotores e agentes culturais, profissionais e interessados em produção de espetáculos de teatro, dança, música, TV e cinema, festivais, mostras e eventos, comunicação, patrimônio histórico, patrocínio, produção editorial, artistas e quem quer dar os primeiros passos no mundo da produção cultural.

O espaço
Um ambiente de trabalho com uma bela área verde, dedicado à criação, desenvolvimento de projetos e negócios culturais bem pertinho da Praça Mauá, no coração do Rio. O endereço é Rua São Bento, 9 / 1° andar – Centro.

Investimento

  • O pagamento pode ser dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito via PagSeguro
  • O valor de cada módulo é de R$ 610,00
  • O curso completo sai por R$ 2.440,00 com o benefício de poder participar da Rodada de Negócios e Debates de Projetos

Como se inscrever
Conheça o site Cidade Viva Cursos e saiba mais sobre os módulos do curso Empreendedor Cultural, os currículos dos colaboradores e matricule-se em http://institutocidadeviva.org.br/cursos/