Curso de Formação, qualificação e aperfeiçoamento na linguagem do palhaço

La Scarpetta - foto: Arnaldo Torres
La Scarpetta – foto: Arnaldo Torres

Com coordenação e curadoria do Grupo Off-Sina, terá continuidade do dia 24 a 29 de agosto, a Eslipa – Escola Livre de Palhaços, desta vez com o artista Ricardo Puccetti, do grupo Lume Teatro (Barão Geraldo/Campinas) na Escola Nacional de Circo (Praça da Bandeira s/nº) das 14h às 22h.  No dia 29, às 11 horas, no Largo do Machado, será a apresentação do espetáculo “La Scarpetta”, também com Ricardo Puccetti.

O palhaço Teotônio, uma espécie de artista “pau pra toda a obra”, apresenta seu Spettacolo Artistico com números de magia, equilibrismo, contorcionismo, música e acrobacia com ovos, provocando e surpreendendo o público que vê surgir diante de si o caos. Com grande vivacidade, o jogo de Teotônio é contagiante, fazendo da alegria uma potência anárquica. Uma demonstração do potencial de guerrilha do palhaço com seu subversivo poder de transformação.

Sobre a ESLIPA
A ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS é um espaço de novos conhecimentos e troca de saberes sobre o ofício do palhaço, fundada em 2012 pelo do casal de artistas Richard Riguetti e Lilian Moraes, que formam o Grupo Off-Sina. Tem como foco a qualificação e o aperfeiçoamento artístico e técnico de artistas que atuam com a linguagem do palhaço em diversos espaços cênicos, bem como, artistas interessados em aprofundar/desenvolver uma pesquisa sobre a arte do palhaço. Com aulas no Rio de Janeiro, a ESLIPA, pioneira do gênero no país, está sendo desenvolvida em 09 módulos, sendo 01 por mês, com duração de seis dias cada. A formação inclui oficinas de palhaço, corpo, voz, acordeom, percussão, magia cômica, mímica, dramaturgia do palhaço brasileiro, quedas e cascatas, palavra em verso, palhaço excêntrico musical, figurino, maquiagem, história do circo e manipulação de objetos.

Com o propósito de elaborar um programa inovador e criativo, que permita uma elevada percepção estética e uma renovação qualificada da cena integram o time de mestres da ESLIPA importantes profissionais de circo, teatro e música, entre eles Pepe Nuñez, Lily Curcio (que já ministraram seus cursos) e Esio Magalhães e Teófanes Silveira, que ministrarão oficinas (setembro e outubro respectivamente), com o objetivo de ampliar o leque de linguagens artísticas, enriquecendo o repertório de cada artista/palhaço.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui