Cruzeiros Marítimos recebem nota “A” da ANVISA

Todos os navios presentes na costa brasileira durante a temporada 2014/2015 foram qualificados como excelentes para condições sanitárias

Divulgação
Divulgação

Os resultados da fiscalização da Anvisa em navios de Cruzeiros Marítimos revelaram nota Padrão A em todos as embarcações presents no Brasil durante a temporada 2014/2015. Essa é a primeira vez a nota, que representa “excelentes condições sanitárias”, foi obtida por todos os navios, sem exceção.

Divulgado nessa semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o estudo foi recebido com muito entusiasmo pela CLIA ABREMAR BRASIL (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), que, juntamente a suas associadas armadoras de navios, têm interesse em proporcionar navios saudáveis, com grau máximo de segurança, e viagens inesquecíveis. Para manter seus altos padrões e qualificação, as companhias armadoras cuidam de todas as preocupações sanitárias: todos os navios possuem sistemas complexos de tratamento de água, descarte e reciclagem de lixo, tratamento de efluentes, segurança ambiental, além de sistemas eficazes de controle alimentar e certificações que atestam sua alta qualidade.

Ainda de acordo com divulgação da ANVISA, esses resultados são um indicativo de que, caso os navios mantenham índices semelhantes de risco sanitário para a temporada 2015/2016, com início marcado para o próximo dia 05 de novembro, os riscos sanitários serão menores para as pessoas que optam por este tipo de passeio.

Todos os Cruzeiros Marítimos que chegam ao País, desde a primeira temporada (2004), obedecem a rígidas regras, controles e imposições determinadas por organismos internacionais,  como o International Maritime Organization (IMO), com sede em Londres (UK), e o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), em Atlanta (USA), que mantém programas de controle médico e sanitário dirigido a passageiros de navios.

Além disso, a Anvisa inspeciona todos os navios de cruzeiros desde quando entram em território nacional até a sua saída do país. Fiscaliza anormalidades clínicas e condições de todos os serviços e efetua reinspeções para verificar o cumprimento de medidas sanitárias consideradas indispensáveis para garantir a segurança da operação. A Anvisa comunica imediatamente, quando necessário, à autoridade sanitária do destino da escala qualquer suspeita ou evidência de evento de saúde pública.

Os navios avaliados durante a temporada 2014/2015 e que receberam nota A, foram: Aurora, Artania, Azamara Journey, Black Watch, Bremen, Costa Deliziosa, Costa Favolosa, Costa Pacifica, Crystal Serenity, Empress (Imperatriz), Europa Ii, Explorer, Golden Princess, Hanseatic, Hamburg, M/S Marina, Maasdam, Marco Polo, Msc Magnifica, Msc Lirica, Msc Poesia, Msc Preziosa, National Geographic Explorer, Prinsendam, Regatta, Seabourn Quest, Sea Adventurer, Seven Seas Mariner, Silver Cloud, Silver Shadow, Silver Whisper, Sovereign (Soberano), Splendour Of The Seas, Zenith.

DEIXE UM COMENTÁRIO