Crítica do Mensalão

Crítica do Mensalão, o novo livro do criminalista Nilo Batista, aponta como o sistema penal e meios de comunicação conservadores criaram um verdadeiro espetáculo em torno do caso que ficou denominado como Mensalão. Para isso, o autor se baseia em dois documentos: o Parecer no processo nº 2006.38.00.039573-6, da 4ª Vara Federal de Seção Judiciária de Minas Gerais; e Embargos de declaração na Ação Penal nº 470, do Supremo Tribunal Federal.

De modo bastante crítico, Nilo Batista consegue detalhar a forma como o conteúdo de tais documentos oscila, a depender das convicções de cada autor. A partir da sua análise, é possível verificar as variadas abordagens apresentadas por jornalistas, acadêmicos e juristas.

“O evento midiático, político e judiciário que ficou conhecido como Mensalão tem sido objeto de inúmeras publicações da autoria de jornalistas, cientistas sociais e juristas, cujo conteúdo oscila de acordo com as convicções de cada autor.”, assim se refere Nilo Batista a este trabalho seu sobre aspectos da Ação Penal nº 470 no STF.

Segundo o criminalista, a ação de jornalistas e outros intelectuais, que insistem em propor um julgamento midiático e também uma “condenação parajurídica” dos políticos no caso, é contestável. Ele explica que tal comportamento, além de provocar a superexposição das investigações criminais, acarreta também efeitos nocivos sob o julgamento, que podem torná-lo parcial. “É, portanto preocupante que alguém – que não seja o magistrado ou qualquer funcionário encarregado da execução do aresto – maneje os fatos (e mesmo as concepções jurídico-penais) nele versadas acriticamente, como verdade indiscutível.”, afirma.

Através de uma escrita aguçada, Nilo revela não só o poder da mídia conservadora em manipular as notícias, mas, sobretudo, a maneira como o próprio sistema penal se utiliza desse espetáculo para tomar as suas decisões e faz do resultado do julgamento de fato (o jurídico) uma verdade inquestionável em que “não é acusação e defesa, e sim, justiça versus defesa” e onde os réus já estão condenados desde o início.

Ficha Técnica

Crítica do Mensalão
Autor: NILO BATISTA
ISBN: 978 85 7106 548-2
Idioma: Português
Edição: 1ª edição, 2015
Preço: R$ 42
Encadernação: Brochura
Número de Páginas: 192
Ano de Edição: 2015
Formato: 14 X 21

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui