Corda toca Piazzolla no Triboz

O som do imortal Piazzola ecoará no Triboz, sexta-feira, dia 4 de março, a partir das 21h, na fusão jazzística/erudita do grupo Corda

O Corda reforça o inusitado na obra do genial compositor argentino com a inserção da bateria de André Tandeta e a valorização do violoncelo da búlgara Emília Valova nos arranjos. A esses dois instrumentos se misturam o violino de Nikolay Sapoundjiev, o piano de Ana Azevedo e o contrabaixo de Lipe Portinho.

A formação erudita do violino e do violoncelo – Nikolay e Emilia são músicos búlgaros que integram a OSB – acentua a vivência do próprio compositor que, em sua trajetória rumo ao tango, passou pelo jazz e bebeu muito na fonte da música erudita. Quando criança, Piazzolla aprendeu piano com o húngaro Bela Wilde, discípulo do compositor Rachmaninoff e, já adulto, teve sua formação marcada pelos ensinamentos da professora francesa de harmonia, Nadia Boulanger. Reza a lenda, inclusive, de que foi Nadia quem apontou ao artista o rumo definitivo do tango afirmando que era nesse estilo que residia o verdadeiro Piazzolla. Após o período em Paris, Piazzolla passa a salientar o naipe de cordas em suas composições de tango e deixa sua marca indiscutível no mundo. 

Em mais de uma hora de show, o grupo Corda apresenta jóias como “Estaciones Porteñas”, “Adios Noniño”, “Oblivion”, “Muerte Del Angel”, entre outras.

O repertório foi adaptado do original para a formação de Corda por Ana Azevedo e Lipe Portinho, dois conhecidos arranjadores cariocas que estão à frente de grupos como: Tutti, Gravíssimo Bass Ensemble e Orquestra de Bolso. “Apesar da existência de um grande violinista no Corda, quase todas as composições foram “desconstruídas” para que o violoncelo pudesse estar no colorido das obras – não só no lugar do bandoneon, mas várias vezes também como solista das partes de violino”, explica o líder do grupo, Lipe Portinho.

ROTEIRO

Corda Toca Piazzolla
04 de março – Sexta-feira Às 21h
TribOz-Rio –  Rua Conde de Lages, 19 – Lapa
Couvert artístico: R$ 30
Reservas pelo tel: (21) 2210-0366 / 99291-5942

DEIXE UM COMENTÁRIO