Confira a receita carro-chefe do Oliva Trattoria Mediterrânea

Ravioli de cacau (foto: Sergio Pagano)
Ravioli de cacau (foto: Sergio Pagano)

O chef veneziano Rudy Bovo, veio direto da Itália para comandar a cozinha do Oliva Trattoria Mediterrânea, no Leblon, Rio de Janeiro, onde implementou uma culinária italiana e mediterrânea sofisticada com uma pitada de comida caseira. Confira abaixo a receita exclusiva criada por Rudy que virou o carro-chefe do Oliva e tem atraído público fiel:

Ravioli de Cacau, com recheio de cogumelos, trufa negra, com molho de queijo Mascarpone e Presunto de Parma

Ingredientes:

  • 500gr de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 300gr de Cogumelos Paris
  • 2 colheres de manteiga de trufa
  • 50gr de cacau em pó
  • sal a gosto
  • 200gr de queijo mascarpone
  • 100gr presunto de parma
  • ½ cebola
  • ½ taça vinho branco

    Modo de preparo:

    A Massa: fazer massa fresca com 500 gr de farinha de trigo, 3 ovos inteiros, sal a gosto e 50gr de cacu em pó. Misturar a farinha, os ovos e o sal, quando ficar homogêneo, deixar descansar por 10 minutos. Passar a massa na máquina com espessura de 0,5 cm e fazer 2 folhas.

    Recheio: para o recheio, 300 gr de cogumelos paris, 1 colher de manteiga de trufa, 50 gr de cacau em pó. Com a manteiga, refogar o cogumelos com 1/2 cebola picada, acrescentar a trufa e deixar resfriar.

    Finalizando o Raviolli: Estender a massa e colocar o recheio em pequenas porções. Por cima, colocar a segunda folha de massa e cortar os pedaços com recheio com aro circular. Colocar a massa em abundante água fervente e sal.

    Molho: Numa frigideira, misturar uma colher de manteiga de trufa com o presunto de parma picado e XX de vinho branco e acrescentar o queijo mascarpone. Depois é só servir o raviolli com o molho bem quente e Mangiare!

    OLIVA TRATTORIA MEDITERRÂNEA

    foto: Sergio Pagano
    foto: Sergio Pagano
    O Oliva Trattoria Mediterrânea, inaugurado em 2015, é localizado no Leblon, um dos bairros mais tradicionais e badalados da Zona Sul carioca. Com projeto original de 180m², assinado pelo arquiteto Jimmy Bastian Pinto, o ambiente elegante, combinado com a simpatia dos Maitres, resulta num bistrô aconchegante e convidativo.

    O toque final fica a cargo do experiente chef veneziano Rudy Bovo, que atuou no Caffé San Marco, em Veneza, na Antica Hosteria Bovo, em Padova, e na École Hotellerie, na França, veio direto da Itália para comandar a cozinha do Oliva. O chef apostou numa culinária italiana e mediterrânea, com uma pitada de comida caseira mas com sabor sofisticado.

    Destaque para o Raviolli de Cacau recheado com cogumelo e trufa ao molho de Queijo Mascarpone com Presunto Parma, uma receita exclusiva que tem surpreendido os paladares mais exigentes. Democrático, durante a semana o restaurante oferece pratos executivos com três opções de entrada, prato principal e sobremesa, tudo isso por R$58.

    SERVIÇO
    Oliva Trattoria Mediterranea
    End.: Av. Gen. San Martin, 1241 – Leblon
    Telefone: (21) 2259-7696
    De segunda a sábado das 12h às 1h e domingo das 12h às 22h