Composições P/ (…) O Amor estreia em Laranjeiras

foto: Álvaro Victor
foto: Álvaro Victor

Composições P/ (…) O Amor que faz 4 apresentações dias 2, 3, 9 e 10 de julho no ISAI (Imperial Sociedade Amante da Instrução) surgiu de um sonho do ator e diretor Diogo Liberano. Professor de dramaturgia na Faculdade de Artes Cênicas da CAL, ele sonhou que seus alunos e alunas atuavam numa peça de formatura que apresentava alunos e professores de uma instituição de ensino que graduava pessoas em Amor.

E resolveu materializar esse sonho. “Para isso, convidei seis dramaturgos: André Felipe, Dominique Arantes, Gustavo Colombini, Keli Freitas, Lívia Ataíde e Tomás Braune. A cada um deles, enviei uma carta expondo o jogo: eles deveriam, cada um, escrever uma cena de no máximo dez páginas que apresentasse alguma situação dentro dessa instituição que ensina o Amor; as cenas deveriam acontecer obrigatoriamente entre e com apenas quatro personagens: três alunos (um homem: Ivan; uma mulher: Jaqueline; e Indianara, uma transmulher) e um professor (Tomazo).

Assim, em apenas duas semanas, os seis dramaturgos escreveram suas cenas com sugestivos títulos: LER, Ubuntu, invisível, Gênera, ENSAIO e MATÉRIA. Desde então, junto com o elenco de jovens atores formados pela Faculdade CAL, o que fizemos foi compor e decompor as cenas. Mudamos os tons, buscamos outros modos de pronunciar as palavras, outras maneiras de comover e mover os corpos. Em cada cena, percebemos diversos pontos de vista sobre o amor. Uma rica gama de olhares que evidenciavam, com leveza e às vezes com extrema crueza, as diversas facetas desse afeto tão eterno e tão mutante”, explica o diretor.

COMPOSIÇÕES P/ (…) O AMOR

Sinopse: A Imperial Sociedade de Instrução ao Amante vai ser incendiada. Antes de seu fim, porém, três alunos – Ivan, Jaqueline e Indianara – ainda esperam concluir sua formação em Amor, orientada pelo professor Tomazo. Mas, é possível aprender a amar? Como se ensina o amor? Como amar?

FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia de André Felipe, Dominique Arantes, Gustavo Colombini, Keli Freitas, Lívia Ataíde e Tomás Braune
Direção: Diogo Liberano
Diretora Assistente: Luiza Rangel
Direção de Arte: André Vechi
Iluminação: Lívia Ataíde
Trilha Sonora: Lucas Cosechen

Elenco: Chico Suzano, Conrado Helt, Eduardo Nanci, Elisa Caldeira, Érica Aoto, Gabriel Figueroa, Gabriela Vasselai, Janette Machado, João Pedro Novaes, Juenes, Julia Maluf, Laura Arbex, Lia Benemond, Lux Nègre, Maria Paula Reis, Mayara Aguiar, Renato Alt, Taiana Mara, Thais Teodosio, Vanessa Noronha dos Santos, Yara Castanha 

SERVIÇO:
Local: ISAI (Imperial Sociedade Amante da Instrução)
Rua Ipiranga, 70 – Laranjeiras – Rio de Janeiro/RJ
Telefone da bilheteria: 2556-2919
Horário: Sábados e domingos às 17h
Preço: Gratuito
Duração do espetáculo: 90 minutos
Lotação do teatro: 50 lugares 
Classificação etária: 18 anos
Temporada dias 2, 3, 9 e 10 de julho

DEIXE UM COMENTÁRIO