Comemorando três anos, Programão Carioca chega a Itaguaí no dia 13 de agosto

Peças e filme celebram o amor. Crianças poderão se divertir nas oficinas em dia de ações culturais promovido pela Globo

‘Torturas de um coração’ (foto: Ítalo Dornelles)
‘Torturas de um coração’ (foto: Ítalo Dornelles)

O clima de romance invade a próxima edição do Programão Carioca, dia 13 de agosto, em Itaguaí. O amor estará presente nas peças e no filme da programação, que conta ainda com ações de incentivo à leitura, oficinas gratuitas de fantoche, pintura em tela, desenho artístico e escultura para as crianças. O Programão é uma parceria da Globo com a Globo Filmes, e completa três anos em agosto. Em sua quarta temporada, leva atrações gratuitas a regiões do Rio e Grande Rio.

A tarde começa o projeto Mala Cultural, que promove atividades com o objetivo de incentivar nas crianças o prazer pela leitura. As brincadeiras educativas misturam literatura com outras formas de arte, como artes plásticas, teatro e música.

Às 16h, a peça infantil ‘Torturas de um coração’, escrita por Ariano Suassuna, conta as aventuras do malandro Benedito para conquistar o amor de Marieta. Ele não mede esforços para alcançar seu objetivo e chega a dar presentes enviados por outros admiradores a sua amada, como se fossem seus.

Na sequência, o público presente poderá assistir ao filme ‘Amor em Sampa’, dirigido por Carlos Alberto Riccelli e Kim Riccelli, com roteiro de Bruna Lombardi. O longa é uma comédia romântica que acompanha a rotina de vários personagens em busca de seus desejos.

O dia de atividades culturais termina com a peça ‘O amor perdoa tudo, inclusive o casamento’, escrita por Fabricio Carpinejar e com direção de Ary Coslov. Em cena, Mouhamed Harfouch e Alexandra Richter retratam diversas situações típicas do casamento, desconstruindo uma série de estereótipos da vida a dois. 

Programão Carioca:
Criado em 2013, o Programão Carioca é uma iniciativa da Globo, com o apoio da Globo Filmes, que leva mensalmente cinema, teatro e outras manifestações artísticas para moradores de várias regiões do Rio e Grande Rio. Em 2015, a emissora incluiu na programação do projeto manifestações artísticas de talentos locais, prestigiando iniciativas de moradores de diversos bairros e municípios.

Durante as três temporadas, o Programão Carioca somou 27 edições em locais como Queimados, Marechal Hermes, Paquetá, Seropédica, Pavuna, Niterói, São Gonçalo, Madureira, Nilópolis, Barra da Tijuca, Penha, Itaboraí, Duque de Caxias, Copacabana, Manguinhos, Bangu (Talavera Bruce), Santa Cruz e Campo Grande, além de edições especiais no Festival do Rio 2015, na Vila Mimosa, Centro, Paquetá e Pedra de Guaratiba. Desde 2013, foram exibidos 37 filmes, 24 peças, além de mais de 40 atrações diversas como dança, artes plásticas, oficinas e esculturas.

Serviço:

Data: 13 de agosto (sábado)
Horário: A partir das 14h
Local: Teatro Municipal de Itaguaí – Rua Amélia Louzada 311, Centro – Itaguaí
Entrada gratuita – sujeita à lotação

Distribuição de senhas para as peças e o filme a partir das 15h.

PROGRAMAÇÃO:
14h – Projeto Mala Cultural de incentivo à leitura (Livre)
14h30 – Oficinas infantis: fantoche, pintura em tela, desenho artístico, escultura popular (Livre)
16h – Peça ‘Torturas de um coração’ (Livre)
17h – Filme ‘Amor em Sampa’ (12 anos)
19h30 – Peça ‘O amor perdoa tudo, inclusive o casamento’ (12 anos)

DEIXE UM COMENTÁRIO