Os artistas plásticos cariocas, Aline Costa Miguel, Bruno Debize, Heloisa Ferreira, Leonardo Stuckert e Raphael W. Carvalho, uniram suas forças – e obras – para lançar a exposição “Coletivo Um Quatro Oito” (a soma das idades dos artistas), que reúne 25 trabalhos dos mais diferentes estilos, desde telas de rostos femininos pintados sobre tecidos estampados, até pinturas feitas com rolinhos de espuma (daqueles semelhantes aos de pintar paredes), ilustrações baseadas em quadrinhos e desenhos que combinam as técnicas rudimentar do carvão com a moderna do grafite. O coletivo será lançado no dia 16 de junho, no espaço Idélli, em Botafogo.

Esta será uma oportunidade de ver um pouco do trabalho que Bruno Debize levará para sua exposição no Carrousel do Louve, em Paris, no final do ano. Bruno lança mão de sua experiência com ilustração e quadrinhos para retratar emoções, se utilizando da figura humana, em cores vibrantes, texturas e linhas.

A artista plástica Aline Miguel destaca a figura da mulher negra pintada em tinta acrílica, sobre tela laminada em tecido de Chitão (como mostra seus trabalhos em anexo). Por possuir especialização em estamparia, ela mesma cria algumas destas padronagens florais.

Já Leonardo Stuckert traz à tona sua alma roqueira para fazer pinturas com a técnica do rolo de espuma para obter diferentes e ricas texturas em quadros que homenageiam estrelas do rock, como Rita Lee e Raul Seixas. O artista desenvolveu, também, uma série baseada nos esportes olímpicos, em sintonia com o atual momento da cidade.

Especializada em design de joias, Heloisa Ferreira, conhecida como Madragôa, desenvolve um trabalho experimental reinterpretando suas criações em joalheria em mídias e materiais variados: desde desenhos e fotos até tecidos tingidos e esculturas em metais. Um dos destaques que estarão expostos é a obra “Espiral” (foto em anexo).

Raphael Carvalho, que assina @RWC, desenvolve um trabalho onde combina a técnica rudimentar do carvão com a técnica moderna do grafite. Ele traz para as telas elementos de rua, o urbano. Já teve trabalhos expostos no Caminho do Grafite e no evento Rio-Berlim com um especial gravado para o SPORTV.

Sobre os Artistas:

Aline Costa Miguel
Formada em design gráfico com especialização em design têxtil. Cria suas próprias estampas que servirão de base para suas pinturas acrílicas. Já participou de algumas exposições no MAC (Museu de Arte Contemporânea – Niterói – expo coletiva), Espaço Cultural São Vicente de Paulo (Niterói), Banco do Brasil (Niterói), Severus Arte Galeria (Niterói), Casa de Vidro (Arraial do Cabo) e Casa de Casimiro de Abreu (Barra de São João), e teve, como mestres, os artistas: Sansão Pereira, Ana Canellas, Amador Perez, Severus, Jack Endewelt (NY) e Renato Alarcão.

Bruno Debize
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade, tendo cursado um semestre na UTL (Universidade Técnica de Lisboa), Bruno nasceu no Rio de Janeiro, em 1990, e, desde a infância, sempre se interessou por artes. Desde os 19 anos, Bruno Debize, trabalha com ilustração para peças de teatro, publicidade e editorial, design gráfico e artes plásticas. Nas áreas de desenho, pintura e gravura, Bruno desenvolve um trabalho autoral com foco na arte figurativa. 

Heloisa Ferreira (Madragôa)
Formada em Desenho Industrial com especializações em design de Joias e Estamparia. Frequentou cursos da área e participou de exposições como Joia Brasil, Imigrantes do Século XIX (Solar do Jambeiro em Niterói), Os Naturalistas Descobrindo o Brasil no Século Dezenove (Solar do Jambeiro em Niterói) e Exposição comemorativa dos 150 anos do Arquivo Nacional. Atualmente leciona para crianças e adolescentes e em paralelo desenvolve uma pesquisa sobre o desenho, representação, a linguagem, as dimensões e materiais.

Leonardo Stuckert
Formado em desenho industrial pela ESDI, vem se dedicado à pintura no ateliê do ilustrador Renato Alarcão. O artista encontrou a sua razão de ser através da técnica de rolo de espuma e da acrílica. Diferente do tradicional pincel, esse instrumento permite efeitos e texturas singulares. Com foco na arte figurativa, desenvolveu a série de doze quadros “Meus Heróis do Rock & Roll”. Atualmente se dedica a uma série baseada nos esportes olímpicos. Buscou aperfeiçoamento com artistas como Lydio Bandeira de Mello, Edgar Fonseca e Orlando Molica da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de janeiro.  

Raphael W. Carvalho (@RWC)
Engenheiro, seguiu carreira no mercado corporativo, sendo sócio de instituições financeiras e administradoras de shopping centers. Todavia, a arte sempre esteve presente nas aspirações de Raphael. Iniciando no grafite, em que foi um dos artistas convidados para o seleto Caminho do Grafite, no Rio de Janeiro. Passando pela acrílica com a exposição no evento Rio – Berlim e com um especial gravado para o SPORTV.

Serviço:

Idélli
Rua Mena Barreto, 120 – Botafogo
Tel: 21 2135-4430
Site: www.idelli.com.br
Duração da Exposição: do dia 16 de Junho ao dia 16 de Setembro.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 09h às 20h, e sábado das 09h às 15h.
Data da vernissage: 16 de Junho (5ª feira) das 18h às 22h.
Entrada franca
Classificação etária: Livre