Coletivo Ponte Cultural promove 1ª edição do Festival Apolo Multicultural no bairro Apolo II, em Itaboraí

O Coletivo Ponte Cultural promove a 1º edição do FAM – Festival Apolo Multicultural no bairro que leva o nome do festival. O evento tem como finalidade promover a cultura na comunidade e é realizado sem fins lucrativos ou políticos. Conta apenas com o apoio de amigos, artistas e comerciantes locais.

O objetivo é estimular o gosto pelas artes e a capacidade criativa dos jovens, por meio de espetáculos teatrais, dança contemporânea, clássica, recital de poemas e poesias, apresentação de dança afrodescendente, exibição de curtas metragens, bandas, música, grafite, entre outras atrações, todas gratuitas.

A proposta é incentivar o interesse pela arte nas suas mais variadas formas, contribuindo para a ampliação dos horizontes culturais das crianças e adolescentes e a formação de novas platéias, democratizando o acesso a cultura e apresentar histórias e referências que contribuam para a formação do repertório cultural destes jovens.

Em parceria com o Coletivo Ponte Cultural, os artistas abraçaram a idéia e realizarão gratuitamente o festival, que acontece pela primeira vez na região. O evento está tendo o apoio das Fundações de Artes de São Gonçalo (FASG) e Fundação Cultural de Itaboraí (FCI). 

Durante o evento, o público vai poder desfrutar de apresentações dos cantores Pablo Duttra, Felipe Lins, Malí e Boivi, o grupo Fase4, a banda Triplex, as Cias de dança Ousar com Cristo, Amorvimento e os Yetis, o Bloco Afro Olodumaré, o grafiteiro Raphael Egi, os poetas Renato Cardoso e Matheus Goudar, os atores e escritores Sérgio Santal e Karina Tavares, a CIA Resenha Teatral, o Diretor e roteirista Alberto Sena, dentre outros.

De acordo com o articulador cultural e coordenador do evento, Marcos Moura, o festival esta sendo a realização de um sonho, uma maneira de tentar incentivar as crianças e adolescentes a trilharem outro caminho que não seja o da criminalidade.  

“Acredito que a arte e a cultura são meios transformadores e preventivos e para mim está sendo muito gratificante poder oferecer uma oportunidade de mudança de vida para essa galera mais jovem, além de incentivar e promover a cultura em nossa região. Sou muito grato a todos os artistas que se disponibilizaram para este evento e acreditaram neste sonho junto comigo”, declarou o coordenador.  

A 1º edição do FAM – Festival Apolo Multicultural acontecerá nos dias 03 e 04 de setembro no ginásio da Escola Municipal Antônio Alves Vianna, das 14h às 21h, na Rua Projetada – Apolo II, Itaboraí.  

DEIXE UM COMENTÁRIO