Coisas do Brechó, de Fátima Bernardes Leite, estreia no Teatro Municipal Café Pequeno

Com supervisão de Amir Haddad, a peça homenageia os cantores românticos da história da MPB

O SÓSIA (foto: Sergio Cruz)
O SÓSIA (foto: Sergio Cruz)

Cantores clássicos da MPB, como Roberto Carlos, Nelson Ned e Odair José, ganham voz e uma boa dose de bom humor no Teatro Municipal Café Pequeno, de 12 de fevereiro a 6 de março de 2016, de sexta a domingo, sempre às 20h. Na comédia musical Coisas do Brechó, Fátima Bernardes Leite, se transforma nesses e em outros artistas que fizeram a história da nossa música romântica. Concebida e dirigida pela atriz, Coisas do Brechó recebeu a ilustre supervisão de Amir Haddad, que imediatamente se encantou com o projeto.  “Mexer no baú da memória é sempre um acontecimento surpreendente. Você nunca sabe o que vai encontrar e nem de que maneira aquilo vai lhe tocar. É tão inesperado quanto uma viagem espacial, no tempo. É saudável e emocionante. As memórias e as saudades musicais da Fátima Bernardes Leite são comuns a todos nós. Recuperadas depois do Carnaval são como poderoso antiácido para nos livrar do excesso musical provocado pelos abusos e mesmice do período “Momesco”. Nos livra desta e de outras “ressacas” provocadas pela vida. Desapertem os cintos e boa viagem”, define Amir.

A ideia do espetáculo nasceu em 1996, numa mesa de bar, a partir da vontade de montar uma homenagem divertida, porém diferente. Ao chegar em casa, Fátima montou o projeto e já começou a procurar atores e músicos que quisessem embarcar na história. Logo depois, Coisas do Brechó, nessa época ainda em formato de show, foi apresentado no antigo Rio Piano’s Bar. E o que seria uma única apresentação de sexta-feira virou uma atração da casa por quatro meses. Em uma delas, a comediante Dercy Gonçalves subiu ao palco e declarou-se madrinha da banda, formada por Cláudio Xerez (baixo), Ernesto Rios (guitarra), Yan Guimarães (teclados) e Rodrigo Borba (bateria).

NELSON NED (foto: Sergio Cruz)
NELSON NED (foto: Sergio Cruz)

Em mais de 15 anos o show passou por diversos teatros, incluindo temporadas no antigo Teatro de Arena da Universidade Estácio de Sá e no Far Up. Ao assistir uma apresentação, a amiga e preparadora vocal Jaqueline Priston notou o potencial da proposta e desde então, o que antes era apenas um “show de bar”, recebeu uma nova dramaturgia e transformou-se numa comédia musical, com os atores Paola Castilho e Osvan Costa. De roupa nova, Coisas do Brechó ganhou a direção de produção de Rafael Fleury (Midday Produções, de Um Estranho no Ninho) e apresentou ensaios abertos em novembro do ano passado, no Centro Cultural da Light com sessões quase sempre esgotadas.

A peça propõe ao espectador uma verdadeira viagem no tempo. Com canções ao vivo, ação cênica, boa dose de humor e ousadia, esta comédia musical presta uma homenagem criativa e bem-humorada a artistas consagrados fazendo um resgate da música romântica brasileira. É a metáfora perfeita de como aquilo que é bom e verdadeiro nunca se perde, e de que o amor e romantismo nunca sairão de linha.

Ficha Técnica:
Supervisão: Amir Haddad
Direção, concepção e roteiro: Fátima Bernardes Leite
Elenco: Fátima Bernardes Leite, Paola Castilho, Osvan Costa, Mariah Viamonte, Cláudio Xerez, Ernesto Rios, Yan Guimarães e Rodrigo Borba
Direção de produção: Rafael Fleury
Iluminação: Rafael Tonoli
Figurinos: Fernanda Fabrizzi e Liliam Butini
Direção musical: Claudio Xerez e Yan Guimarães
Preparação de elenco: Helena Varvaki
Coreografia: Taísa Magno
Preparação vocal: Jaqueline Priston
Ilustração: Kelly Furusho
Programação visual: Wellisson Souza
Fotógrafo: Sergio Cruz
Assistente de direção: Taísa Magno
Realização: Riquixá Invenções Artísticas
Assessoria de Imprensa: Lu Nabuco Assessoria em Comunicação

Serviço:
Estreia: 12 de fevereiro de 2016

Temporada: de 12 de fevereiro a 6 de março – EXCEPCIONALMENTE NOS DIAS 19 E 26 DE FEVEREIRO NÃO HAVERÁ ESPETÁCULO.

Horário:  Sexta a domingo, às 20h.
Local: Teatro Municipal Café Pequeno – Av. Ataulfo de Paiva, 269, Leblon (Tel.: 2294–4480)
Bilheteria: quarta a domingo, das 16h às 20h30.
Ingressos: R$40,00 (inteira) / R$20,00 (meia)
Capacidade: 80 lugares
Gênero: Comédia Musical
Duração: 70 minutos
Classificação: 18 anos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui