A Rua Santa Clara, em Copacabana, um dos bairros mais famosos do Rio, acaba de inaugurar um novo empreendimento: o Soy, restaurante japonês. A casa alia qualidade, sabor e preço e promete surpreender os cariocas. O cardápio é assinado pelo chef e também sócio, Carlos Ohata, considerado um ícone quando se trata de culinária japonesa. “Queremos oferecer ao cliente um cardápio verdadeiramente japonês e ao mesmo tempo gourmet. O nosso objetivo é agradar a todo o tipo de público, sem esquecer as raízes da gastronomia nipônica”, diz o chef.

O menu apresenta receitas feitas com ingredientes frescos e selecionados por Carlos Ohata, que prioriza a clássica culinária do Japão, como o tempura, empanado com massa crispy e crocante, seguindo a risca o modo de preparo original. Os teppanyakis também são servidos pela forma tradicional, em chapas de ferro que chegam fumegantes à mesa do cliente. Outra sugestão que merece destaque são os tirashis, prato com base de arroz, temperado com gergelim, massago e finalizados com sashimis de peixes e frutos do mar. E para quem quiser comer como entrada é possível encontrar uma versão menor, como os minis tirashis spicy de atum ou salmão.

Como novidade, o Soy traz em primeira mão para o Rio o poke bowl, um prato com base de peixe ou frutos do mar, em que o cliente pode escolher seus ingredientes e molhos preferidos como toppings num menu múltipla-escolha.  Outro diferencial da casa criado por Ohata também são os sushis feitos com arroz integral, mais saudável e com menos açúcar.

Para quem deseja compartilhar, os combinados são os ideais. Eles são servidos em combos de 15, 26 e 40 peças com diversos tipos de sushis e sashimis.

Outras opções que merecem destaque são os especiais Soy, em que Ohata combina texturas e sabores em um só prato. Entre as sugestões, Soy magurô, atum semi-grelhado em crosta de gergelim , creme de edamame e yakimeshi com shimeji ou o  Ebi panko , camarões empanados na massa panko com creme de kabocha e yakimeshi com lulas são algumas das apostas.

Para o almoço, o cliente pode optar pelo bufê com sugestões do dia, entre sunomonos, carpaccios, sashimis, sushis, makimonos, etc, e pratos quentes como gyozas, rolinhos primavera, yakisobas, entre outros.

O Soy também oferece uma carta de saquês japoneses. São 10 opções diferentes, todas selecionadas a dedo pelo chef Carlos Ohata. Eles estão divididos em Honjozo (refrescantes), como os secos, suaves e espumantes e os Ginjos (premiuns), apurado e levemente seco e os Junmai (puro da fermentação do arroz), como os  refrescantes e secos.

O projeto arquitetônico foi assinado pela renomada arquiteta Bel Lobo. O restaurante, que tem capacidade para 50 lugares, oferece um ambiente moderno e clean. Suas paredes ganham toques referentes à cultura japonesa dando um ar contemporâneo.  

Chef Carlos Ohata
Descendente de japoneses, o chef Carlos Ohata descobriu cedo sua paixão pela culinária dos seus antepassados. Nascido em São Paulo, aos 18 anos mudou-se para o Japão onde teve seu primeiro contato mais forte com a cultura nipônica. Três anos após ter vivido em Tóquio, o chef trouxe na bagagem todo o conhecimento que adquiriu por lá.  Após cinco anos com seu próprio restaurante, o Butoh, o chef foi convidado para prestar consultoria a uma casa japonesa em Lisboa, o Sushi Lounge. A caminhada ao redor do mundo não parou por aí, tendo experiências como a criação da primeira temakeira nos EUA, o Kone Sake Lounge, em Miami Beach. Depois de um ano em solo americano, Ohata iniciou uma nova empresa de consultoria gastronômica com seu grande amigo, o chef Checho Gonzales, porém desta vez no Brasil. E foi nessa parceria com o chef boliviano, que Carlos conheceu Eduardo Preciado, sócio do restaurante Minimok, no qual Ohata comandou a cozinha durante dois anos aproximadamente. E hoje, o chef especialista em culinária japonesa, é sócio e responsável pelo cardápio do Soy , novo empreendimento do Grupo Bibi Sucos.

Serviço: Soy – Rua Santa Clara 33, lojas B e C – Copacabana. Tel.: (21) 2235-4000. De segunda a quinta-feira, das 11h30 a 00h. Sextas 11:30 a 1:00h , sábados das 12h00 à 01h. Domingos de 12h00 às 23h. Feriados de 12h a 00h. Cc: todos. Cd: todos. Cr: todos. www.soyjapa.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO