Cia. Paideia de Teatro comemora os 18 anos da criação do grupo com programação especial de aniversário neste sábado

Serão encenadas duas montagens: às 17 horas, "A Caixa Encantada" e ,às 19 horas, "O Bem Amado”

Caixa encantada (foto: Thiago Leite)
Caixa encantada (foto: Thiago Leite)

No próximo sábado, dia 19 de março, a Cia. Paidéia de Teatro realizará  uma programação especial  para comemorar os 18 anos da companhia e os 10 anos de criação do espaço do grupo, o Pátio de Coletores de Cultura, localizado na Rua Darwin, 153 – Santo Amaro. Na sede da Paidéia, serão apresentadas peças de teatro às 17 e às 19 horas e, às 21 horas, ocorrerá uma cerimônia para celebrar e debater a carreira da companhia.

Às 17 horas, será encenado o espetáculo para família “A Caixa Encantada”, da Cia. Paidéia de Teatro (ingresso: R$ 20 inteira e R$10 a meia). Com texto e direção de Amauri Falseti, a peça musical conta a história de Aline, uma menina solitária, que vive em um universo de adultos onde não é percebida.  Seus amigos estão nos contos clássicos da literatura. Ao encontrar personagens como João e Maria e Papagueno, ela descobre o poder de sua imaginação a partir dos livros.

Às 19 horas, com entrada franca, a Cia. Jovem Paidéia de Teatro apresentará o espetáculo “O Bem Amado”. Com direção de Amauri Falseti, o famoso texto de Dias Gomes, é uma irresistível sátira política e de costumes da vida de um lugarejo do interior baiano, ordeiro e pacífico. Para inauguração do cemitério local– plataforma política de seu ambicioso Prefeito, Odorico Paraguaçu – era mister “providenciar” um morto.

Às 21 horas, os 10 anos de ocupação do espaço Pátio de Coletores de Cultura serão celebrados por meio de depoimentos de artistas, amigos e companhias que colaboram e participam dos projetos da Paidéia.

Conheça o grupo
Fundada em 1997 por Amauri Falseti e Aglaia Pusch, a Paidéia Associação Cultural é uma instituição regida pela Cia. Paidéia de Teatro que se dedica aos jovens e às crianças. Hoje sua sede é um importante polo cultural da região de Santo Amaro. Jovens e crianças fazem oficinas semanalmente no local, além de professores, educadores e artistas. 

A Paidéia mantém uma vasta programação cultural e anualmente realiza o Festival Internacional Paidéia de Teatro para a Infância e Juventude. Em 2010, a Paidéia recebeu o Prêmio FEMSA na Categoria Especial por sua programação intensa e diversificada, e, desde 2009, foi reconhecida como Ponto de Cultura. O grupo teatral conquistou inúmeras indicações e por quatro vezes recebeu o Prêmio FEMSA e também o APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).

A Paidéia vem ganhando cada vez mais reconhecimento e já é considerada uma referência por importantes pensadores do teatro. Após ocupar diferentes lugares da zona sul de São Paulo, desde 2006, o grupo passou a ter como sede um antigo pátio de coletores de lixo, em Santo Amaro. O espaço foi cedido pela Prefeitura de São Paulo à Paidéia que, com a ajuda de empresas, amigos, alunos e pais de alunos, transformou o galpão, que estava em estado de abandono, em importante polo cultural da região de Santo Amaro.

Ao longo da história da Paidéia, o grupo contou com a ajuda de instituições, consulados, artistas, empresas, amigos e dos jovens.

Saiba mais: www.paideiabrasil.com.br

A PAIDÉIA ASSOCIAÇÃO CULTURAL
Rua Darwin, 153 – Santo Amaro (Ao lado do Boa Vista Shopping)
São Paulo – SP
Informações: Tel. (11) 5522-1283

DEIXE UM COMENTÁRIO