Cia Mysterios e Novidades movimenta agenda cultural da Gamboa com apresentação do espetáculo show Cabaret Mystico

A Cia de Mysterios e Novidades, que comemora 35 anos dedicados à valorização do teatro de rua, abre as portas de sua sede e apresenta o espetáculo-show “Cabaret Mystico”. Com direção de Ligia Veiga, a produção é inspirada nas tradicionais apresentações de teatro de revista e variedades. As apresentações acontecem sempre as sextas a partir das 21h. Classificação livre. Ingressos a R$10 com entrada franca para moradores da Gamboa. Temporada até 16 de setembro.

 O público terá a oportunidade de conhecer a sede da Companhia, se aproximar de seus artistas e se divertir com um evento que é uma mistura de cabaret, teatro, show, números circenses e de humor e números aéreos. Além de assistir ao Cortejo Dionisico, um desfile de sátiros, silenos e bacantes disfarçadas de seres fantásticos, amazonas a cavalo, músicos, poetas, mágicos, guerreiros, e divindades de todos os povos.
 
 O espetáculo inicia às 21h, mas a casa estará aberta a partir das 20h. Quem quiser, pode chegar mais cedo e aproveitar o ambiente. As mesas ficam dispostas de forma circular e durante as apresentações há garçons servindo bebidas e petiscos. A proposta, de acordo com Ligia Paiva, é criar um ambiente descontraído e que o público fique bem a vontade.
 
Sobre a Grande Companhia de Mysterios e Novidades
Criada em 1981, é formada por artistas que desenvolvem um trabalho contemporâneo a serviço da evolução do ser humano e da sociedade. Afirma o Teatro de Rua como importante veículo de intervenção urbana e transformação. Os espetáculos, com coreografias em pernas de pau e música ao vivo, se inspiram na linguagem dos antigos atores/músicos populares, e são classificados como uma “Ópera Popular” e visam afirmar a arte de rua como “arte pública, arte para todos”. A Companhia tem direção geral de Ligia Veiga, direção de produção de Marina França e coordenação de atividades e preparação corporal de Marilia Felippe. 
 
 No seu calendário anual inclui cortejos e intervenções: Procissão de Todos os Santos pela Paz, Cortejo dos Orixás, Abre-alas dos Escravos da Mauá, Cortejo de São Jorge, Festa de São João, Dia Fora do Tempo, Auto de Nossa Senhora da Saúde, Festa de São Cosme e Damião, Histórias da Pequena África e Vozes do Porto.
 
A Companhia desenvolve seu trabalho com teatro há 35 anos e se mantém atuante, difundindo a cultura brasileira com seu teatro de vanguarda em importantes festivais internacionais e residências teatrais em diferentes países: Itália, Portugal, Alemanha, Espanha, Eslovênia, Romênia, Hungria, França, Áustria, México, Colômbia, Argentina.
 

Sua sede está localizada na Gamboa, Zona Portuária do Rio de Janeiro, onde, desde 2007 desenvolve o projeto pioneiro “Gigantes Pela Própria Natureza – Orquestra Itinerante de Rua sobre pernas de pau”, um programa de formação para crianças, jovens e adultos com o objetivo de promover meios de inclusão social através da arte. Enfatizando o conceito de “Escola sem paredes”, valoriza o indivíduo em seu potencial criativo como agente de transformação e estimula múltiplas maneiras de aprendizagem.

Em 25 de abril de 2011 a Companhia inaugurou em sua sede, o Teatro Terreiro Pavilhão, espaço aberto à experimentação, elaboração e apresentação de espetáculos de diversas companhias brasileiras de teatro, bem como a realização de oficinas, cursos e workshops de artes cênicas. Integra o coletivo de agentes culturais atuantes na zona portuária e o Fórum Permanente de Arte Pública da cidade do Rio de Janeiro, liderado por Amir Haddad.

SERVIÇO

Cabaret Mystico
Data: Toda sexta-feira até 16 de setembro
Horário: 21h
Local: Rua Pedro Ernesto, 21, Gamboa
Duração: 120 minutos
Direção: Ligia Veiga
Elenco: Cia de Mysterios e Novidades
Diretora de Produção: Marina França
Classificação: livre
Lotação: 60 lugares
Ingressos: R$10 / Moradores da Gamboa não pagam

DEIXE UM COMENTÁRIO