Chris Von Steiner apresenta sua produção no Oi Futuro Ipanema

Com curadoria de Gustavo Carmona, mostra será aberta no dia 09 de outubro

Pandas, coelhos, veados insinuantes, Chapeleiro Maluco e Peter Pan são algumas das imagens que permeiam o fantasioso universo do artista franco-belga Chris Von Steiner. Suas obras, que mesclam humor, beleza, erotismo e estranhamento, estarão reunidas em sua primeira individual no Brasil, de 09 de outubro a 15 de novembro, no Oi Futuro Ipanema.

Com curadoria de Gustavo Carmona, a mostra “Obscuro objeto:desejo” reúne 41 trabalhos, entre desenhos e pinturas digitais, produzidos entre 2000 e 2015. “Seja bem-vindo à Terra de cogumelos portentosos e Alices sonhadoras. Terra onde o Chapeleiro Maluco parou o tempo para que você o desfrute. Caminhar pela obra de Chris Von Steiner é um convite a adentrar às sutis veredas do desejo humano”, comenta o curador.

A produção de Chris Von Steiner traz ícones pop do universo infantil e da música, cinema e televisão, que se fundem no imponderável de suas fantasias, sonhos e desejos. Seu universo intimista e emocional segue a linha do “queer art” ou “homoarte” – movimento artístico que tomou conta dos Estados Unidos e da Europa, na década de 1980, que aborda questões relacionadas à identidade homossexual esuas ligações com a arte erótica e contextual.

A exposição apresenta aspectos importantes da produção do artista e de seu processo de criação. Obras marcantes do início da carreira estarão lado a lado com trabalhos mais recentes, em uma ordem em que o visitante poderá trilhar o percurso de Chris, que desde 2000 vem participando de individuais e coletivas em toda a Europa (Paris, Londres, Berlim, Roma, Bruxelas, Amsterdã e Oslo) e Estados Unidos (Nova York, Los Angeles e São Francisco).

“Este projeto que compreende ainda a edição de um catálogo bilíngue responde aos princípios da diversidade que norteiam o conceito do que é o pudor, seus limites e fronteiras na discussão da nossa contemporaneidade. Todo o desejo contido na obra de Chris Von Steiner aflora para dialogar com essa vontade na construção de uma política cultural renovadora”, pontua o coordenador Afonso Henrique Costa.

A mostra “Obscuro objeto: desejo”, com produção da R&L Produtores Associados, é um projeto LGBT selecionado pelo Programa de Fomento à Cultura Carioca, patrocinado pela Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura.

(Clique nas imagens para ampliar)

SOBRE O ARTISTA
Nascido na França, em 1965, o artista digital, diretor de arte, designer gráfico e escritor Chris Von Steiner atualmente reside em Bruxelas. Depois de muitos anos de trabalho com publicidade em Paris, publicou duas novelas na França: “Un panda dansl’escalier” (H&O Editions, 2001) e “Je veuxtevoir nu” (H&O Editions, 2002), e uma nos EUA, “Userlands”, (Akashic Books, 2007).  

Sua obra é citada em diversas publicações em todo o mundo, como Kee Magazine (Hong Kong), Du&Ich (Alemanha), Attitude (Inglaterra) e Last Gasp Publishing (EUA). Participou de dezenas de exposições, coletivas e individuais, na Europa e nos Estados Unidos.

SOBRE O CURADOR
O curador Gustavo F.Carmona cursou artes e letras pela Universidade Estadual de Londrina, onde também concluiu seu mestrado em estudos comparativos entre a poética e a filosofia. No momento se dedica à conclusão de sua tese de doutorado feita em co-tutela entre a Universidade Estadual do Rio de Janeiro e a Université de Nice, na França, na qual pesquisa acerca das fronteiras entre a Arte, a Filosofia e a Psicanálise. O pesquisador é autor de vários artigos e capítulos em livro. Nasceu em Londrina, vive atualmente entre o Rio de Janeiro e Cannes.

SERVIÇO
Título da mostra: “Obscuro objeto: desejo”
Artista: Chris Von Steiner (artista franco-belga, pela primeira vez no Brasil)
Curadoria: Gustavo Carmona
Coordenação: Afonso Henrique Costa
Local: Oi Futuro Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema).
Telefone: 3131-9333
Abertura: 09 de outubro, às 19h30
Visitação: de 3ª a dom. e feriados, das 13h às 21h.
Entrada franca.
Período: 10 de outubro a 15 de novembro

DEIXE UM COMENTÁRIO