Chorinho do Taruíra dá o tom da primeira Deguste

foto: Mariana Rocha
foto: Mariana Rocha

Sede da primeira cervejaria do Brasil, Petrópolis ganha agora um evento totalmente voltado para quem não abre mão de um bom brinde. A Deguste, feira de cervejas artesanais, tem a sua primeira edição no dia 30/01 (sábado), a partir das 11h, com foodtrucks, shows e, claro, muitos rótulos da região serrana. Quem dá o pontapé inicial ao evento, às 12h, é o grupo Taruíra, prata da casa e uma das referências quando o assunto é choro, samba, baião e muitos outros ritmos brasileiros.

 

O quinteto instrumental acaba de completar 13 anos de trajetória, boa parte deles com uma presença marcante nas praças da cidade com a sua tradicional roda de choro. Agora, o Taruíra grava dois EPs, previstos para serem lançados ainda este ano, e vem de apresentações em palcos como o do Rio Scenarium e do Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal.

As novas músicas serão o primeiro lançamento do grupo desde 2011, quando saiu o DVD “Nas Nuvens”, que trouxe releituras e canções autorais. Elas farão parte do repertório que vai oferecer ao público novas abordagens para clássicos do choro. Pixinguinha marca presença com “Sofres porque queres”, Jacob do Bandolim aparece em “Noites cariocas”, “Bole-bole” e “Brasileirinho”. Waldir Azevedo tem sua “Carioquinha” recriada pelo grupo, que também apresenta obras de Altamiro Carrilho, Zequinha de Abreu e Raul de Barros, entre outros compositores. Do encontro com diferentes gêneros musicais, saíram misturas que uniram o baião a “Bolero”, de Ravel, e a “Ticket to ride”, dos Beatles.  

O tradicional ritmo brasileiro ganha a cadência do samba, da bossa, do jazz e de ritmos latinos para construir uma nova linguagem. É o choro contemporâneo, que utiliza influências diversas e outros instrumentos para apresentar uma nova geração de “chorões”. É o caso da bateria de Yuri Garrido que, incorporada aos sopros de Breno Morais (sax soprano e flauta) e Carlos Watkins (sax tenor) e à harmonia do violão de sete cordas de José Roberto Leão e do cavaco de Maurício Verde, proporciona uma verdadeira gafieira que passeia por alguns dos principais nomes da nossa música.

O show ganha um tempero especial com a presença de marcas como a Cervejaria Bohemia, Antuérpia, DuZé, Imperatriz, Real e Buda, entre outras, e foodtrucks vendendo petiscos que vão desde bolinho de feijoada a comida japonesa. A banda Molho Inglês, formada por Juarez Von Seehausen (baixo), Claudio “Cau” Martins (violão e vocais), além dos músicos Guido Martini (violão e vocais), Paulinho Cabral (guitarra) e Fernando Berredo (bateria), também se apresenta no evento, com covers de Beatles e Rolling Stones.

A Deguste é realizada com apoio da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, e da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Petrópolis.

Serviço
Deguste com Taruíra e Molho Inglês

Data: 30/01
Horário: a partir de 12h
Local: Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) – Centro – Petrópolis/RJ
Entrada: gratuita
Classificação: livre

 
 

DEIXE UM COMENTÁRIO